Retorno das aulas presenciais nesta segunda (2) está mantido, confirma Seed
O ensino presencial retoma gradualmente com turmas do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e do 3º ano do Ensino Médio.

Railana Pantoja
Da Redação
A Secretaria Estadual de Educação do Amapá (Seed) confirmou na manhã desta sexta-feira (30), que as aulas presenciais na rede estadual de ensino serão retomadas na próxima segunda-feira (2).
É a primeira vez, após mais de um ano e meio ofertando apenas aulas remotas, que o Governo do Amapá utilizará ensino híbrido, retomando as atividades presenciais gradualmente com turmas do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e do 3º ano do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Priorizamos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, porque estes tinham que estar no 1º ano em 2020 e não tiveram acesso à escola, mas, em 2021 estão matriculados no segundo ano e não estão alfabetizados, por isso, o retorno com eles é urgente. Também optamos pelo 5º ano, são alunos que estão no fim do primeiro ciclo do Fundamental. O mesmo vale para turmas de 9º ano, pois em 2022 ingressarão no Ensino Médio. Por fim, as turmas de 3ª série do Ensino Médio e do EJA também voltam”, justificou Goreth Sousa, secretária estadual de Educação.
Além dessas turmas, a recomendação do estado é que os estudantes em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles que não têm acesso à internet para acompanhar aulas remotas, também retornem para o ensino presencial.

O número de alunos em cada sala de aula é definido de forma individualizada pelos gestores escolares, mas, a regra é respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m entre as mesas. “100% das escolas receberam auxílio financeiro para investirem na biossegurança. De acordo com as autoridades sanitárias, recebemos orientações do que era necessário para garantir um retorno seguro. As escolas receberam recurso para comprar pias, demarcar espaços, sabão, álcool em gel, dispensores. Então, estamos preparados para retornar”, garantiu.
Neste primeiro momento, de acordo com a secretária, haverá um processo de acolhimento dos alunos, professores e responsáveis. Somente após esta etapa os conteúdos serão ministrados.
Para aqueles que optarem por não frequentar aulas presenciais, o ensino remoto permanecerá através de várias plataformas. “Quem não quiser acompanhar presencialmente, pode assistir aula pelo aplicativo Aprendizagem em Casa ou através da plataforma virtual do SigEduc, Google Meet, Tv Assembleia e ainda com material impresso”, finalizou a secretária.
Vacina
Segundo a Seed, cerca de 600 profissionais da Educação ainda não foram vacinados contra a Covid-19, mas, “existe uma articulação para que seja promovida uma grande ação de vacinação neste ou no outro sábado voltada a este público”.
Deixe seu comentário
Publicidade
