Reunião emergencial delibera sobre alta de síndrome gripal em crianças no Amapá
Presidente do COSEMS/AP mobiliza secretários de Saúde dos municípios para que participem dos treinamentos e mantenham os dados de atendimento atualizados

A alta nos casos de surto de doenças respiratórias em crianças no Amapá foi o tema da reunião de urgência ocorrida nesta quinta-feira, 11 de maio, com a participação de representantes de órgãos de saúde do estado. Os dados apresentados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) alertou os gestores e técnicos, que deliberaram por uma série de medidas para conter os números, captar recursos para ações emergenciais e preparar os profissionais que atuam na linha e frente no atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais.
Elinete Ladislau, Juan Mendes, Walter Tavares e Alciângela Bernardes representaram o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS-AP) na reunião, que contou ainda com a participação da superintendente da SVS Margareth Gomes e a técnica Lindomar dos Anjos; Silvana Vedovelli Secretária Estadual de Saúde; Silvana Balestero, representante do Ministério Saúde, secretárias municipais de Saúde de Macapá, Érika Aymoré, e Santana, Ithiara Madureira; e demais técnicos.
Os dados mostram que no Hospital da Criança e Adolescente (HCA) estão internados 109 pacientes com sintomas respiratórios; 22 pacientes estão intubados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); 16 pacientes em leitos de UTI, sendo 6 na Sala Vermelha. Os municípios de Tartarugalzinho, Itaubal e Porto Grande estão encaminhando casos com sintomas semelhantes para Macapá, que atendeu somente em abril de 2023, 30.429 crianças.
Na reunião, em formato online, foi deliberado que será elaborado um Plano Emergencial para equilibrar a situação; o Laboratório Central (LACEN) e a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá (SEMSA) irão coletar material nas unidades de saúde para análise no local e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); serão reforçadas as ações de vacinação contra influenza e verificada a disponibilidade da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR); será alinhada com as Secretarias de Educação a restrição de frequência de alunos com sintomas; o Tamiflu vai ser disponibilizado em variadas gramaturas em todas as portas de entrada dos pacientes.
Na área de treinamento para lidar com a situação emergencial foi definido que haverá uma capacitação mediada pela doutora Erica Aymoré para médicos, enfermeiros e coordenador da Atenção Primária á Saúde (APS) dos municípios, para primeiros atendimentos às crianças, além do manuseio dos remédios que será disponibilizado aos municípios pela SVS; e a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH) irá capacitar profissionais sobre os fluxos assistenciais. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde vai emitir um alerta com dados atualizados e um boletim com recomendações.
O presidente do COSEMS/AP, Marcel Menezes, está solicitando a todos os secretários Municipais de Saúde que participem da capacitação juntamente com seus técnicos, que mantenham os dados de atendimento atualizados, e insistam na vacinação para todas as idades. “Precisamos conter este surto o mais rapidamente possível, e para isso temos que contar com a sensibilidade de todos, gestores, técnicos, moradores dos municípios. Esta reunião mostra que temos que agir com rapidez e união, por isso o COSEMS/AP está mobilizando os secretários para que atentem para esta situação emergencial”.
Deixe seu comentário
Publicidade
