Cidades

Cheia do rio Jari atinge bairros em Vitória e Laranjal; Defesa Civil monitora região

Famílias desabrigadas estão sendo levadas para abrigos improvisados e recebem assistência social.


Douglas Lima

Da Redação

 

No início da manhã desta quarta-feira, 22, o rio Jari estava dois metros e quarenta centímetros acima do seu nível normal, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A medida foi bastante sentida na respectiva sede de cada município da região do sul do Amapá – Laranjal do Jari e Vitória da Jari.

Algumas áreas da zona rural dos dois municípios também são afetadas pela subida das águas do rio que separa o Amapá do estado do Pará. No início da manhã o Sol chegou a reluzir nas duas cidades jarilenses, mas havia previsão de chuvas no decorrer do dia.

A cheia no Jari é decorrente de fortes chuvas que caem nas cabeceiras do rio e das águas correntes que formam a bacia da região. Em Laranjal, os bairros Malvinas, Samaúma e Coração de Jesus, na parte mais baixa da cidade, estão alagados.

Uma das vias principais de Vitória do Jari, a rua Pedro Ladislao, amanheceu tomada pelas águas. Na cidade, as escolas municipais estaduais tiveram as aulas suspensas, o mesmo acontecendo em Laranjal do Jari, onde três famílias já tinham sido desalojadas.

A Defesa Civil Estadual e a Defesa Civil Municipal operam nos dois municípios do sul do estado, assistindo os atingidos pela cheia do rio Jari.


Deixe seu comentário


Publicidade