Rios do Vale do Jarí continuam subindo e aumenta número de desabrigados
Nesta quinta-feira o nível atingiu a marca de 2,77mm. Até agora a Defesa Civil registra 77 famílias desabrigadas e 167 desalojadas.

Os rios da Região Sul do Amapá continuam subindo. O Rio Jarí atingiu nesta quinta-feira (17) a marca de 2,77mm, cerca de 10 milímetros acima do que foi registrado no dia anterior. O subcomandante do Corpo de Bombeiros (CBM) e da Defesa Civil, coronel Janari Picanço, revelou no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90) que até agora 77 famílias estão desabrigadas e 167 desalojadas em Laranjal do Jarí.
“O monitoramento é constante. Informações que vêm dos pontos de coleta dão conta de que a vasão defluente ainda é muito alta, acima dos 4.200 mil metros cúbicos por segundo e tem aumentado nos últimos dias, indicando que a subida dos rios vai continuar, afetando mais pessoas. A gente está em Laranjal do Jarí com ações de socorro, removendo famílias aos abrigos ou casas de parentes, distribuindo água tratada e alimentação; e até sexta-feira nós vamos receber todo o material da ajuda humanitária disponibilizada pelo Ministério da Integração para distribuirmos no final de semana”, descreveu.
Para Janari Picanço, a situação é muito preocupante, mas segundo ele, o nível do Rio Jarí continua subindo, mas agora mais lentamente: “Constatamos que o rio continua subindo, mas agora de forma mais lenta; mesmo assim a situação é preocupante por causa do número de pessoas afetadas, porque também afeta os arredores da cidade, os ribeirinhos e grandes áreas na zona urbana; tem pessoas que não são afetadas diretamente, mas indiretamente são, principalmente no que diz respeito ao fornecimento de água tratada e energia elétrica”.

Socorro às vítimas
Também ouvido por telefone pela bancada do programa, o prefeito de Laranjal do Jarí, Márcio Serrão, disse que as secretarias das áreas social e de saúde, por determinação do governador Waldez Góes, transferiram os respectivos gabinetes operacionais para o município. Ele também afirmou que está sendo feita distribuição de água tratada para a população, mas ainda de forma deficiente por causa da dificuldade de acesso em algumas regiões.
“Toda a equipe do governo do estado, por determinação do governador Waldez, que esteve aqui no município, está prestando ajuda, trabalhando em conjunto com a Defesa Civil, inclusive com todos os gabinetes operacionais das secretarias de saúde e de ação social montados em Laranjal do Jarí, com o objetivo de amenizar o sofrimento da população. A Defesa Civil já distribuiu 124 mil litros de água potável, com a utilização de carros pipas, mas também está sendo adquirida água mineral. O grande problema hoje é a distribuição em locais de difícil acesso, porque a distribuição é feita com quatro canoões com capacidade de apenas 1 mil litros cada um e fica complicado fornecer água para todos”.
Deixe seu comentário
Publicidade
