Cidades

Roda de conversa debate prevenção do câncer da próstata

A mesma atividade foi realizada nas outras unidades da instituição em Macapá


O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) realiza, desde o dia 12 de novembro, campanha institucional de prevenção do câncer de próstata. O objetivo é conscientizar os servidores homens sobre os cuidados para se evitar a doença.

Nesta quinta-feira (22) ocorreu uma Roda de Conversa no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, sede do MP-AP, onde membros e servidores do órgão foram orientados sobre como proceder para prevenir a enfermidade.

A iniciativa, desenvolvida pela assessora técnica e médica do MP-AP, doutora Tatiana Torrinha, faz parte do Programa de Qualidade de Vida denominado “Bem Viver”, realizada no órgão ministerial. O evento foi aberto pelo procurador geral de Justiça do MP-AP, Márcio Augusto Alves.
Além de dezenas de servidores e colaboradores da instituição, o evento contou com a presença do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais do MP-AP, Nicolau Crispino; do assessor especial do PGJ e promotor de Justiça, José Cantuária Barreto, e do médico Papaléo Paes, que compareceu a convite do procurador geral de Justiça. “Essa foi uma oportunidade de construir esse estímulo sem medo e sem preconceito para nos conscientizar de fazermos o exame preventivo e descobrir o câncer ainda em tempo de tratamento. Confesso que nunca fiz os exames, mas me conscientizei a partir desse momento e farei em janeiro de 2019”, salientou o PGJ.

Doutor Papaléo Paes falou sobre sua experiência em 41 anos de medicina e casos de câncer de próstata que ele acompanhou em sua trajetória. O médico também elogiou a iniciativa do MP-AP e disse que é um serviço de utilidade pública.

Novembro Azul
Novembro Azul é a campanha mundial que traz o alerta aos homens e os mobiliza da necessidade de realização de exames que detectam o câncer de próstata. A enfermidade é a segunda doença mais comum entre a população masculina no Brasil.

Nicolau Crispino, falou sobre seu pai, que tem câncer de próstata, dificuldades e o tratamento. Por conta disso, ele enfatizou a importância da prevenção.

Ricardo Silva, psicólogo do MP-AP, ressaltou que os homens devem vencer o preconceito e que é fundamental o exame de toque para a manutenção da saúde e prevenção ao câncer.

Números no Amapá e Brasil
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em 2018, o Amapá terá 90 novos casos de câncer de próstata. No ano passado, 140 pessoas tiveram o diagnóstico da doença no Estado. Em todo o Brasil serão mais de 68,2 mil homens com a doença. A idade é um fator de risco importante para esse tipo de câncer. Atualmente, esse tumor maligno atinge homens cada vez mais jovens, mas se detectada e tratada no início, a chance de cura é maior.
A médica do trabalho do MP-AP discorreu sobre a doença e a importância da prevenção. “O câncer de próstata atinge um a cada seis homens. Essa doença é silenciosa. É imprescindível a periodicidade nos exames, assim como a mulher faz anualmente, o homem deve procurar o urologista todos os anos, para prevenir essa enfermidade.


Deixe seu comentário


Publicidade