Cidades

Rotina de estudo de casos permite avaliação precisa de pacientes neurológicos no Hospital de Emergência

Com tomografias e ressonâncias magnéticas, os especialistas se reúnem todas as terças-feiras, para avaliar as condições neurológicas e a melhor estratégia de tratamento para cada paciente


 

Depois de instituir o serviço de neurologia 24 horas no Hospital de Emergência (HE), em Macapá, o Governo do Amapá segue reforçando o atendimento. Todas as terças-feiras, a equipe composta por seis médicos especialistas faz o estudo de casos de cada paciente neurológico internado na unidade.

Com exames de imagens, como tomografias e ressonâncias magnéticas, e medicações adotadas, os especialistas estabelecem as condições neurológicas, se há a necessidade de cirurgia e avaliam a melhor estratégia de tratamento para cada caso.

A rotina faz parte do acompanhamento 24h garantido pelo HE e permite a troca de conhecimentos e aprimoramento contínuo do atendimento na área. As terças, a equipe completa percorre as enfermarias dos pacientes neurológicos, traçando diagnósticos e fazendo uma avaliação conjunta. Esse protocolo contribui para o êxito do tratamento.

“Diariamente estamos fazendo visitas, porém as terças, reunimos toda a equipe que faz parte do corpo clínico do HE, avaliamos todas as cirurgias que serão feitas durante a semana e essa troca de conhecimento com outros colegas da área proporciona o melhor tratamento possível aos pacientes do hospital”, pontuou o neurocirurgião, Wanderson Dias.

 

O diretor do HE, Emanoel Martins, reforça que o investimento na saúde durante a gestão do governador Clécio Luís, permitiu mais agilidade do atendimento. Em casos de urgência e emergência, o paciente é prontamente avaliado pelo primeiro médico, em seguida são realizados os exames laboratoriais e de imagem, e a equipe plantonistas de neurocirurgiões entra em ação dando celeridade ao diagnóstico até a cirurgia, quando necessária.

“Esse atendimento diminui sequelas, principalmente em acidentes automobilísticos, que a maioria chega com traumatismo craniano, o especialista avalia de imediato e o paciente já vai para o centro cirúrgico”, explica o diretor.

 

A escala de neurocirurgiões 24 horas na emergência foi estabelecida em setembro de 2024, com o suporte de seis especialistas. Desde então, já foram realizados mais de 100 procedimentos, possibilitando o restabelecimento da saúde dos pacientes, de forma ágil.

 

Os investimentos em tecnologias de ponta com equipamentos de imagem de alta resolução proporcionam o diferencial no tempo resposta de atendimento. Desde o momento em que o paciente é atendido, encaminhado para a tomografia computadorizada de perfusão, tudo dura em média 25 minutos, a média nacional é de 30 minutos.

 

“Nós avaliamos de forma imediata os pacientes, todos os dias temos plantonistas 24h no HE. As terças, fazemos a reunião da equipe para fechar o diagnóstico e pontuar a evolução de cada um. Isso traz impacto muito positivo no tratamento e recuperação de quem é recebido no hospital”, destacou o médico neurocirurgião, Altamir Silva.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade