Cidades

Rurap e agricultores de Oiapoque discutem implantação de polít

Produtores decidem trabalhar por meio das linhas de crédito em vez do Programa Territorial de Agricultura Familiar e Floresta



 

Medidas para acessar a linha de crédito e obter a licença que permite transportar produtos de reservas ecológicas foram os principais temas abordados no encontro entre o diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), José Maria Darmasso, e agricultores de Oiapoque.

Durante a discussão, os produtores afirmaram que decidiram trabalhar por meio das linhas de crédito em vez do Programa Territorial de Agricultura Familiar e Floresta (Protaf). Segundo eles, o Protaf, instalado pela gestão passada, não trouxe a assistência prometida na época.

“Devido à experiência negativa com o projeto, os agricultores preferem o apoio para acessar as linhas de crédito voltadas ao setor rural, como o Frap [Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá], do governo estadual, e o Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], do Ministério do Desenvolvimento Agrário”, esclareceu o diretor-presidente.

Os empreendedores rurais ainda solicitaram ajuda para obter o Documento de Origem Florestal (DOF), que permite transportar produto e subproduto florestal de origem nativa. Eles desejam a licença para reaproveitar as madeiras derrubadas nas áreas de reservas ecológicas, como o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

Segundo José Maria, a reunião serviu para compreender as necessidades dos agricultores, com objetivo de criar políticas públicas que desenvolvam o trabalho rural em Oiapoque. “Os produtores demonstraram que não querem se sustentar apenas do extrativismo, então vamos verificar as melhores maneiras para ajudá-los a acessar a linha de crédito e obter o DOF”, disse.

Também participaram do encontro representantes da Agência de Fomento do Amapá, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, Agência de Pesca do Estado do Amapá, Instituto Estadual de Floresta, Prefeitura Municipal de Oiapoque e Câmara de Vereadores de Oiapoque.


Deixe seu comentário


Publicidade