Cidades

‘Sacaca’ recebe abertura da programação da 21ª Semana Nacional dos Museus

Sustentabilidade e bem-estar são temas de destaque do evento cultural


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

O governo do Amapá promove a 21ª Semana Nacional dos Museus. Evento iniciado nesta terça-feira, 16, no Museu ‘Sacaca’, segue até dia 19. Além de ações que promovem a sustentabilidade e o bem-estar nesses espaços culturais, sarau, feira de artesanatos, oficinas e mostras culturais também se desenvolverão em quatro museus do estado.

 

 

Iniciando o evento, o Museu Sacaca promoveu, às 8h, uma mesa-redonda de tema ‘Museus, sustentabilidade e bem-estar’. No decorrer do dia, recheando a programação cultural, massoterapia, ioga, acupuntura, oficinas de grafismo indígena e de brinquedos sustentáveis, além de outras movimentações se dão no espaço.

 

Os museus incluídos na programação da 21ª Semana Nacional dos Museus receberão, cada, um dia dos quatro dias de ações, dedicados a si. Os espaços culturais amapaenses a acolher os interessados no projeto são: o Museu Sacaca, Museu de Arquitetura e Etnologia, Museu da Fortaleza de São José de Macapá e o Museu Histórico ‘Joaquim Caetano da Silva’.

 

 

“Tudo de bom! Temos o bem-estar, sustentabilidade e oficinas. Outros museus também terão uma programação recheada. Estamos levando conhecimento para a comunidade, somos privilegiados, temos a Fortaleza de São José, temos a parte arqueológica do estado. O Museu Sacaca é minha casa, é um pedacinho da Amazônia”, afirma Deuzete Moreira, gerente do museu.

 

A programação apoia, além da cultura amapaense, três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo estes, saúde e bem-estar global, ação climática e vida na terra. O evento segue até sexta-feira, 19, tendo seu encerramento no Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva.

 


Deixe seu comentário


Publicidade