Samu realiza ação com palestras informativas em comemoração da Semana de Enfermagem
Programação voltada a agentes de saúde ressalta, além da importância do atendimento de urgência, como a educação colabora positivamente na atuação dos profissionais

Wallace Fonseca
Estagiário
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Macapá, realiza, nesta quinta (18) e sexta-feira, 19, no Centro de Especialidades Municipal ‘Dr. Papaléo Paes’, das 8h às 12h, uma ação educativa e informativa para as equipes de enfermagem do município. O ato de comemoração conta com palestras voltadas à saúde e preparo dos servidores de urgência.
Durante a programação serão homenageados os profissionais atuantes no atendimento emergencial fixo e móvel, além de promover conhecimento científico e cuidados pessoais dos enfermeiros e socorristas, visando garantir a qualidade no atendimento aos enfermos do município de Macapá.
“Esperamos que esse evento seja abraçado pelo servidor; estamos investindo em uma educação continuada, reformulando a parte da educacional e da saúde dentro do serviço do Samu. A programação é voltada aos servidores, visto que estamos no mês da enfermagem. O evento dará uma nova visão na parte científica e do trabalho dos profissionais”, afirma Amiraldo Gama, responsável técnico de enfermagem do Samu.
O período comemorativo da Semana da Enfermagem ocorre de 12 a 20 de maio. A celebração é um ato de reverência a dois grandes nomes da área da saúde, Florence Nigthingale, enfermeira inglesa considerada a fundadora da enfermagem moderna, e Ana Néri, primeira mulher brasileira a se alistar voluntariamente como cuidadora de enfermos em conflitos bélicos, ficando conhecida como ‘mãe dos brasileiros’.
O tema das falas do primeiro dia de celebração foi o ‘Papel do enfermeiro na avaliação do paciente no atendimento pré-hospitalar, o chamado ‘APH’, que se refere ao momento de socorro antes da chegada do paciente ao hospital, com o enfermeiro Allex Confer, e a palestra ‘Ética no cuidar e nas redes sociais’ com a enfermeira doutora Marlucilena Pinheiro.
Também foi exposto o projeto municipal ‘Samu na Comunidade’, que será incorporado no Núcleo de Educação em Urgências (NEU), que visa transmitir o conhecimento de urgência e emergência para a comunidade e espaços escolares, onde crianças e adultos receberão a informação necessária para identificar agravos, como AVCs, diminuindo assim o número de vítimas fatais.
No segundo dia, serão discutidos os temas ’Síndrome de Burnout: reconhecendo sinais’ com a psicóloga Aline Guimarães e ‘Contenção psiquiátrica no atendimento pré-hospitalar: Aspectos éticos e técnicos com o enfermeiro Jucivan e o técnico em enfermagem Aleixo.
O dia de início da programação contou com a presença de Éder Favacho, diretor do serviço de atendimento móvel de urgência (Samu); da coordenadora do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), Desireé Costa; e do responsável técnico de enfermagem do Samu, Amiraldo Gama.
“É uma valorização do profissional da educação e do treinamento. Algumas temáticas que serão discutidas estão com novos dados científicos, coisas que acontecem com muita rotina, como questões éticas e científicas para trazer à tona a importância do nosso serviço”, informa Éder Favacho, diretor do Samu.
Deixe seu comentário
Publicidade


