Cidades

Santana começa a receber novos semáforos

Serão 11 cruzamentos que receberão sinalização semafórica no município.


O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP) iniciou a instalação de semáforos em cruzamentos estratégicos de Santana, a 17 km de Macapá. A ação faz parte das mudanças na sinalização do município, que se faz necessária para melhorar o fluxo de veículos, que tende a aumentar com a conclusão do Plano de Mobilidade Urbana do Estado.

De acordo com o diretor-presidente do Detran/AP, Inácio Maciel, inicialmente, serão 11 cruzamentos da cidade que receberão a sinalização semafórica. “A instalação ocorre em pontos previamente planejados, levando em conta fatores como quantidade de acidentes e número de circulação de veículos, mas, havendo a necessidade da instalação de outros conjuntos, após a conclusão desse serviço, eles serão implantados”, explicou.

O primeiro semáforo está sendo instalado no cruzamento da avenida Princesa Isabel com a rua Adálvaro Alvares Cavalcante, no centro. Nas próximas semanas, as equipes seguem para instalação de um conjunto no cruzamento da Avenida Princesa Isabel com a rua Tancredo Neves, no bairro Paraíso, e outro no cruzamento da avenida Pastor Sozinho com rodovia Salvador Diniz, na entrada da cidade.

“Esses trechos considerados críticos e que tem prioridade para instalação, concluindo esse trabalho, seguiremos um cronograma até ter instalado todos os 11 conjuntos de semáforos”, ressaltou Maciel.

Ações Educativas


Para orientar a população sobre as mudanças no trânsito de Santana, o Detran/AP intensificou as ações de conscientização e educação no trânsito. O departamento está orientando diariamente condutores e pedestres que trafegam nessas vias. Além disso, os educadores estão percorrendo as escolas do município, para que os estudantes se tornem multiplicadores dessas informações.

“Nós estamos não apenas orientando, mas também conversando com a sociedade, para explicar as orientações e ouvir os anseios existem e realizar possíveis adequações”, frisou Maciel.

Ele garantiu que as ações educativos serão realizadas de forma frequente, até que a população se adapte às mudanças. “O município de Santana está se tornando um modelo na sinalização, mas não adianta apenas isso, também temos que orientar a população para que ela possa mudar o hábito. Por isso, nossas equipes ficaram permanentemente realizando essas ações, para que a população se sinta mais segura e reconheça que as mudanças são benéficas para o município”, destacou.

Mudanças


As mudanças estão dentro das novas normativas do Código de Trânsito, que prevê a implementação de passeio público, ciclofaixas, estacionamento, corredor de ônibus e corredor para veículos de passeio. As alterações também incluem a implementação de estacionamentos no centro da pista, que também está previsto nas normativas do código de trânsito, visando proteger os ciclistas que utilizam as ciclofaixas.

O município também está recebendo a implementação do sistema binário em 10 vias. O sistema consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um único sentido, solução para dar mais fluidez ao tráfego de vias rápidas e muito movimentadas.

Com as mudanças, a Avenida Castelo Branco, passa a ser via de mão única, em paralelo com a Avenida 7 de setembro; a Avenida Princesa Izabel, se torna mão única em paralelo com a Avenida das Nações; a Rua Presidente Tancredo Neves e a Rua Presidente Manoel Deodoro da Fonseca formarão outro binário; as ruas Euclides Rodrigues e Adálvaro Cavalcante se tornam de mão única, e a Rua Salvador Diniz vai desafogar o fluxo com a Rua Presidente Costa e Silva.


Deixe seu comentário


Publicidade