Cidades

Santana e Mazagão só terão energia restabelecida nesta terça

Fornecimento de energia em Santana e Mazagão foi interrompido após curto circuito na subestação Santana. Quatro alimentadores foram atingidos



Há mais de 12 horas que moradores dos municípios de Santana e Mazagão estão sem energia elétrica nas residências. De acordo com o diretor de operações da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Ubiraci do Amaral, a interrupção no fornecimento de energia ocorreu por volta das 3h da madrugada dessa segunda-feira, 19, depois de um curto circuito na subestação Santana.

Quatro alimentadores foram atingidos. Dois deles atendem a zona norte de Santana, um a região do Matapi e o outro o município de Mazagão. De acordo com Ubiraci, o curto circuito destruiu o cabeamento da subestação, sendo necessária a reposição dos cabos e outras peças, conforme explicou agora à tarde o diretor.

“De acordo com a Eletronorte, o problema foi sério. Alguns cabos foram totalmente perdidos e precisarão ser repostos. Por isso, a expectativa é de que o problema só seja solucionado nessa terça-feira, tão logo as peças de reposição cheguem”, disse.

De acordo com o superintendente da Eletronorte no Amapá, engenheiro Marcos Drago, as peças de reposição estão sendo providenciadas em São Paulo. “Mantivemos contato com Belém (PA) pela manhã, mas não conseguimos os cabos de 500mm. Então, recorremos à São Paulo. Esperamos que o restabelecimento da distribuição dos 45 megawatts ocorra até o início da noite dessa terça-feira. Daqui a pouco estaremos retornando com apenas 10 megawatts, e será necessário se fazer desligamentos pontuais. Objetivo é compensar a falta de geração enquanto o problema não é solucionado”, disse.

Significa dizer que haverá a interrupção em alguns bairros enquanto em outros a energia é restabelecida. Esse ‘rodízio’ só será encerrado assim que os trabalhos forem concluídos e os 45 megawatts forem liberados novamente.

Prejuízos

Os comerciantes dos dois municípios atingidos pela falta de energia já contabilizam prejuízos. Marcelo de Álvares Costa, 46 anos, que tem um mercantil no bairro Provedor I, em Santana, disse já ter perdido vários alimentos e produtos perecíveis como iogurtes. “Quem vai pagar meu prejuízo? Só pelo que já levantamos perdenos valor superior a R$ 3 mil, até agora”, desabafou.


Deixe seu comentário


Publicidade