Cidades

Seafro e entidades fortalecem organização das conferências de igualdade racial

Evento, que serviu de prévia, aconteceu nesta quinta-feira, 13, na sede da OAB Amapá


Gabriel Penha

Colaboração

 

 

Uma reunião ampliada, organizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), no auditório da OAB Amapá, na manhã desta quinta-feira, 13, serviu de ponto de partida para organização das conferências municipais de igualdade racial 2022. O evento trouxe ao Estado o coordenador-geral de gestão do Sistema Nacional de Igualdade Racial (Sinapir), Helbert Pitorra, e a conselheira nacional de Igualdade Racial, Silvia Nobre Waiãpi.

O encontro contou também com a presença do prefeito do Município de Amapá, Carlos Sampaio, que também é presidente da Associação dos Municípios (Ameap), coordenadores municipais de igualdade racial, líderes de comunidades, representante do Instituto Municipal de Igualdade Racial (Improir) de Macapá, membros do poder público, além do secretário de governo, José Carlos Carvalho, o qual representou o governador Waldez Góes. Também compareceram conselheiros estaduais e municipais de igualdade racial, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada.

Após as falas iniciais, Helbert Pitorra e Sílvia Waiãpi fizeram uma apresentação na qual discorreram sobre a dinâmica da realização da Conferencia Nacional de Igualdade Racial (Conapir), assim como sobre a importância das etapas municipais e estaduais.

“Nessas etapas é que são conhecidas as demandas e dificuldades das comunidades. Assim, são formuladas políticas públicas respeitando a ótica e a realidade de quem está na ponta”, discursou Pitorra.

As conferências nos municípios devem acontecer em fevereiro e nos estados até março. As duas etapas são requisitos para a participação na conferência nacional, que acontece em maio, em Brasília (DF).

“A Seafro aqui assume o papel de articular e auxiliar para que as conferências municipais e a estadual aconteçam da melhor forma possível. Assim, o Amapá vai com muito mais força para a nacional”, assinala Alessandra Furtado, técnica da Seafro, que na ocasião representou o secretário Joel Borges.

Helbert Pitorra e Silvia Waiãpi são da Secretaria Especial de Políticas de Igualdade Racial (Seppir), órgão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O tema da V Conaoir é “Enfrentamento ao Racismo e outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e intolerância religiosa: políticas de Estado e Responsabilidade de todos nós”.


Deixe seu comentário


Publicidade