Cidades

Sebrae e Grande Porto Marítimo da Guiana Francesa assinam convênio de parceria nesta quinta (14)

O convênio define as modalidades de cooperação entre o Grande Porto da Guina Francesa e o Sebrae no Amapá, assim como responsabilidades, acompanhamento e gestão do Projeto Porto Seco na Ponte Binacional Franco-Brasileira sobre o Rio Oiapoque


A assinatura de convenção de parceria entre o Sebrae no Amapá e o Grande Porto Marítimo da Guiana Francesa, acontece na sede do Sebrae em Macapá, na Sala de Reuniões do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), nesta quinta (14). O objetivo é a realização do Projeto Porto Seco na Ponte Binacional Franco-Brasileira sobre o Rio Oiapoque, co-financiado do Programa de Cooperação INTERREG Amazônia (PCIA) 2014-2020.

Acordo

As assinaturas no Acordo de Parceria entre o Sebrae no Amapá e Grand Port Maritime De Guyane – GPM Guyane, são firmadas pelas diretorias executivas e conselhos deliberativos de cada instituição.

Operação

Para o o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, é uma grata satisfação para o Sebrae firmar parceria com o GPM Guyane em prol do desenvolvimento da região fronteiriça, “Estamos muito honrados em fazer parte de um projeto tão importante para o desenvolvimento logístico da região fronteiriça. A proposta de um Porto Seco às margens do Rio Oiapoque contribuirá positivamente para o desenvolvimento do comércio exterior entre o Amapá e a Guiana Francesa”, disse o presidente do CDE/Sebrae e da Faeap, Iraçu Colares.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, o acordo será desenvolvido em etapas. “Após a assinatura do acordo entre o Sebrae no Amapá e o Grande Porto Marítimo da Guiana Francesa, será executado um plano de trabalho que foi elaborado em conjunto pelas duas instituições. A primeira etapa é a realização de um estudo de viabilidade que apontará cenários para a execução do projeto final. E todo o projeto é chancelado pelo Conselho Deliberativo de cada instituição”, declara o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.

Guiana Francesa


O diretor geral do Grande Porto da Guina Francesa, Monsieur Philippe Lemoine, informa que as relações econômicas que o Grande Porto Marítimo da Guiana Francesa desenvolve há 4 anos, com as instituições brasileiras dos Estados do Amapá e Pará, revelaram a necessidade da criação de um porto seco, na Ponte Oiapoque, no município de São Jorge do Oiapoque, na Guiana Francesa.

“De fato, a abertura da ponte para o trânsito de mercadorias requer um local de transbordo na área de circunscrição do GPM Guyane, conforme regulamento europeu. Este projeto de implantação de uma plataforma logística transfronteiriça entre a Guiana Francesa e o Estado do Amapá permitirá o desenvolvimento de atividades logísticas, de controle, transbordo, desembaraço aduaneiro, armazenamento, armazéns, grupagem e escritórios para o fluxo de mercadorias entre as duas regiões, atendendo aos interesses das empresas da Guiana e do Brasil”, diretor geral do Grande Porto da Guina Francesa, Monsieur Philippe Lemoine.

O diretor Philippe Lemoine, informa que são apoiados pelas autoridades como a Coletividade Territorial da Guiana Francesa e a Prefeitura de Saint George do Oiapoque. “Os coordenadores têm a vontade de concluir esse estudo em parceria com o Sebrae, para que a gente possa entender melhor os fluxos de mercadorias entre o Amapá e a Guiana Francesa. Um dos interesses é que temos que trabalhar juntos para saber qual a melhor parceria, para que este fluxo seja otimizado e obter diante da união europeia uma subvenção a ajudar no desenvolvimento desse estudo”, finaliza o diretor geral do Grande Porto da Guina Francesa, Philippe Lemoine.

O estreitamento das relações institucionais é uma realização da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae (UPP), por meio do Projeto Desenvolvimento das Relações Transfronteiriças do Estado do Amapá.

Assinatura

A assinatura de convenção de parceria entre o Sebrae no Amapá e o Grande Porto Marítimo da Guiana Francesa, ocorreu na sede do Sebrae em Macapá, na Sala de Reuniões do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), nesta quinta (14), às 11h30. O evento contou com as presenças do presidente do CDE/Sebrae e da Faeap, Iraçu Colares; diretor superintendente do Sebrae, Waldeir Ribeiro; diretor de administração e finanças do Sebrae, Marcell Harb; diretor de Novos Negócios do Grand Port Maritime de Guyane, Rémy-Louis Budoc; diretor Geral do Grand Port Maritime de Guyane, Philippe Lemoine; diretora do Departamento Industrias & Cleantech do Business France Brasil, Adriana Braga; gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Almeida; analista técnico da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Gustavo Reis; assessora de Relações Internacionais do Sebrae, Thainá Rodrigues; e a estagiária de Relações Internacionais do Sebrae, Rosana Rabelo.


Deixe seu comentário


Publicidade