Sebrae, GEA e Abeemar promovem 4ª edição nacional do Seminário Economia do Mar no Amapá
Evento nacional e gratuito reúne lideranças para debater potencial da economia azul no estado

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), o Governo do Estado do Amapá (GEA) e a Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar (Abeemar) promovem a 4ª edição nacional do Seminário Economia do Mar (SEM). A programação ocorre na sede do Sebrae, no Salão de Eventos Macapá, na próxima terça (30) e 1º de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h O evento reúne lideranças locais e nacionais para debater estratégias sustentáveis ligadas à chamada ‘Economia Azul’.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, o encontro reforça o papel do estado como protagonista na nova fronteira energética brasileira.
“O Amapá reúne todas as condições para liderar o desenvolvimento sustentável da Margem Equatorial. O seminário é um espaço de integração entre governo, setor produtivo e sociedade, para transformar potencial em resultados concretos, com inovação, sustentabilidade e geração de emprego e renda”, destacou o presidente, Josiel Alcolumbre.
Contexto
O Amapá ocupa posição estratégica na Margem Equatorial brasileira, considerada uma das novas fronteiras energéticas do país. A exploração planejada pela Petrobras prevê investimentos de três bilhões de dólares e a perfuração de 15 poços de exploração, com estimativa de gerar 54 mil empregos em diversos segmentos, além de ampliar em mais de 60%, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual.
Nesse cenário, a economia do mar, um modelo de desenvolvimento que foca no uso sustentável dos recursos marítimos e costeiros para promover o crescimento econômico, a inclusão social e a conservação do ambiente marinho, surge como um plano essencial para equilibrar crescimento econômico, conservação ambiental e inclusão social, para valorizar a biodiversidade amazônica e as comunidades tradicionais.
No estado, essa economia já se manifesta, por meio da pesca artesanal, navegação fluvial, turismo ecológico, nas atividades logísticas no Porto de Santana/AP, entre outros setores produtivos. O desafio agora é ampliar essas bases, para integrar a nova fase de exploração energética com uma visão de futuro sustentável, justa e conectada com as potencialidades naturais e humanas da região.
Expectativas
A edição reúne representantes do governo e órgãos públicos, empresários e investidores, universidades e instituições de pesquisa, comunidades tradicionais, organizações sociais e organismos internacionais. A iniciativa apresenta uma programação diversificada de painéis e palestras que abordam a importância estratégica da Margem Equatorial para a soberania energética, oportunidades para jovens e mulheres na Economia Azul, inovação, sustentabilidade e bioeconomia.
Especialistas nacionais e locais discutirão políticas públicas para municípios costeiros, geração de empregos azuis e boas práticas aplicadas aos ecossistemas marítimos e fluviais.
Realização
A 4ª edição do SEM é promovida pelo Sebrae, Governo do Estado do Amapá (GEA) e a Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar (Abeemar). O evento já foi realizado em diversas cidades costeiras, como Niterói e São Gonçalo (RJ) e agora chega a Macapá, e reunirá especialistas, gestores públicos e empresários para debater as oportunidades da Economia Azul na região Norte do Brasil.
Programação:
Data: 30.9.2025 – Terça-feira
Local: Sede do Sebrae – Salão de Eventos Macapá
Hora: 8h30 às 9h – Credenciamento e welcome coffee
Hora: 9h às 9h30 – Abertura institucional com autoridades
Hora: 9h30 às 10h30 – Painel 1: O papel da Margem Equatorial para adição e segurança energética na soberania nacional
Hora: 10h30 às 12h – Painel 2: Oportunidades da Economia Azul: desenvolvimento econômico e empregos
Hora: 12h às 14h – Almoço livre
Hora: 14h às 15h30 – Painel 3: Inovação e sustentabilidade: boas práticas aplicadas aos ecossistemas marítimos e fluviais
Hora: 15h30 às 16h – Coffee break
Hora: 16h às 17h30 – Painel 4: Políticas públicas para os municípios costeiros: planejamento, royalties e certificação Selo Azul Cidades Costeiras
Data: 1º.10.2025 – Quarta-feira
Hora: 9h às 10h30 – Painel 1: Bacia hidrográfica do rio Araguari e Economia Azul – cultura, saberes e território
Hora: 10h30 às 11h – Coffee break
Hora: 11h às 12h30 – Painel 2: Oportunidades para jovens e mulheres na Economia Azul
Hora: 12h30 às 14h30 – Almoço livre
Hora: 14h30 às 16h – Painel 3: Bioeconomia como diferencial competitivo dos estados da Margem Equatorial
Hora: 16h às 16h30 – Coffee break
Hora: 16h30 às 18h – Painel 4: Empregos azuis – mares, rios, lagos. Educação técnica para empregabilidade na Economia Azul.
Deixe seu comentário
Publicidade


