Cidades

Seca não gera ‘crise profunda’ na produção, diz ministra da Ag

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou que a falta de chuva em diversos estados brasileiros não causa



 

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou que a falta de chuva em diversos estados brasileiros não causa, neste momento, uma “crise profunda” na produção agropecuária do país. A ministra disse que os estudos do ministério mostram que a umidade do solo tende a aumentar porque choveu em locais onde não estava chovendo.

Nesta quarta, ela se reuniu com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e com outros chefes de pastas com competência para gerir a crise hídrica no Brasil. Na reunião, segundo a ministra, foram apresentados estudos de satélites que apontam que a produção de alimentos não sofrerá impactos profundos. A leitura desses satélites, segundo ela, é feita a cada dez dias.

“Neste exato momento, nós não estamos vendo uma crise profunda na produção. […] Com essas chuvas de fevereiro que estão previstas, estamos muito otimistas de que a proxima leitura [dos satélites] possa apresentar um resultado diferente”, afirmou Kátia.

Segundo a ministra, a produção de comodities está garantida no país. Ela também afirmou que a soja, um dos principais produtos alimentícios produzidos no Brasil, já foi colhida em janeiro sem grandes perdas.

“A grande preocupação do governo é com as pessoas e com a produção industrial”, explicou a ministra ao responder uma pergunta sobre uma possível preocupação de a seca impactar negativamente o resultado da agropecuária.


Deixe seu comentário


Publicidade