Cidades

Secretária da administração ressalta relação do governo do Amapá com os servidores

Cinthya Mendes destaca que atual gestão estadual trabalha com princípio de que a retribuição do servidor público não é apenas o salário, mas também a sua dignidade e a qualidade de vida


 

Douglas Lima
Editor 

 

Em entrevista na Diário FM (90,9), na manhã desta quinta-feira, 23, a secretária estadual de administração, Cinthya Mendes, reforçou anúncio para a I Corrida do Servidor Público, a acontecer em 1 de novembro, e fez rápida referência à relação entre o governo do Amapá e o funcionalismo público estadual. A fala foi a propósito do Dia do Servidor Público, a transcorrer em 28 de outubro.

 

Cinthya informou que as inscrições para a Corrida do Servidor, feitas pela internet, foram encerradas em pouco tempo, tamanha a procura. A secretária citou que a corrida é o esporte mais democrático, dela participando qualquer pessoa, independente dos níveis, e que foi pensando nisso que a Corrida do Servidor é aberta à participação tanto dos servidores como da sociedade em geral.

 

A secretária pontuou que a atual gestão estadual trabalha com o princípio de que a retribuição do servidor público não é apenas o salário, mas também a sua dignidade e a qualidade de vida. Assim, a pasta da administração expede portarias de elogios reconhecendo o desempenho dos funcionários mais empenhados em suas atividades.

 

Cinthya Mendes citou a existência, na estrutura governamental, do Comitê de Valorização do Servidor, criado pelo governador Clécio Luís para servir de espaço permanente de diálogo entre a gestão estadual e as entidades representativas do funcionalismo público. Segundo ela, essa abertura resultou em avanços e conquistas históricas com base na transparência, responsabilidade fiscal e respeito aos servidores, beneficiando mais de 23 mil deles.

 

 

Os avanços citados incluem reajustes escalonados até 2027, criação de novas categorias funcionais, regularização das progressões e promoções e recomposição salarial em praticamente todas as áreas do serviço público. O governo retomou e regularizou o processo de progressões funcionais, concedendo mais de 23 mil progressões verticais, que beneficiaram 18 mil servidores, com investimentos superiores a R$ 36 milhões em retroativos pagos.

 

A entrevistada apontou entre as medidas mais destacadas da administração estadual o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), instituído em 2024, que oferece aos antigos servidores uma transição digna e planejada para a aposentadoria, com benefícios específicos e incentivo financeiro. O programa já contabiliza 987 adesões em suas duas edições, abrindo espaço para novos concursos públicos e renovação dos quadros do estado do Amapá.

 

No momento, a administração trabalha para a criação do Programa de Benefícios do Servidor Público. A secretária antecipou que o programa consistirá de descontos em compras feitas pelos funcionários na rede de comércio cadastrada como parceira. Também há avanço do Plano de Saúde.

 


Deixe seu comentário


Publicidade