Cidades

Secretária de educação anuncia a extinção da UDE no Amapá

Denúncias de desvio de recursos dentro da Unidade estão sendo apuradas



A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, afirmou na manhã dessa quarta-feira, 4, no programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM), que a Unidade Descentralizada de Execução da Educação (UDE) será extinta do serviço público no Amapá, atendendo a uma recomendação anterior do Ministério do Trabalho.

Segunda a gestora da pasta educacional, a UDE vinha sendo alvo de constantes denúncias. “As denúncias de desvio de recursos dentro da Unidade serão devidamente apuradas, mas a extinção ocorre, principalmente, porque o governo não deve ter uma instituição privada dentro de seu sistema”, disse.

Com isso, o pagamento de serventes e merendeiras passa a ser feito diretamente pelo governo, sem a intervenção de terceiros. “Vamos estar garantindo que esses trabalhadores recebam seus vencimentos junto com o pagamento do estado. Também vamos eliminar burocracias e possibilidades de desvio de recursos”, assegurou.

Conceição Medeiros revelou que a UDE tem cerca de 3 mil trabalhadores e uma dívida ativa de R$ 167 milhões. “São pendências com o pagamento de folha de pessoal, indenizações, férias, INSS, FGTS e outros benefícios. Estimamos em dez anos o prazo para regularizar tudo isso. É algo que não deveria ter ocorrido, mas que por descaso do antecessores acabou prejudicando o atual governo, e, principalmente, os trabalhadores”, concluiu.

Quanto ao início do ano letivo, a secretária confirmou para segunda-feira, 9, o início das aulas na rede pública estadual. Porém, em algumas escolas as aulas não iniciam nesse dia, tendo em vista que elas passam por reformas.


Deixe seu comentário


Publicidade