Cidades

Secretária de Saúde dá números do surto de síndrome respiratória

Entre outros, três óbitos, 31 crianças entubadas e 20 adultos internados com o mal


 

Douglas Lima
Da Redação

 

Em entrevista ao Sistema Diário de Comunicação, na manhã desta quarta-feira, 17, a secretária estadual de Saúde, Silvana Vedovelli, informou que os 155 leitos do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) estão todos ocupados com 95 crianças com síndrome respiratória, 21 na UTI e outras 21 entubadas. O restante dos leitos está com menores portando outras enfermidades.

 

A secretária informou que as crianças sofrendo com os problemas provocados pela gripe são de 0 a 5 anos de idade. A doença, que também ataca adultos, até agora já levou 20 deles à internação hospitalar.  No Pronto Atendimento Infantil dez crianças se encontram entubadas.

 

Providências

Na entrevista, a secretária Silvana Vedovelli também informou que o governador Clécio Luís se encontra na capital federal em busca de ajuda. Ele mantém contato com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Ministério da Saúde e com a direção da Ebserh, no sentido de que o Hospital Universitário (HU) seja disponibilizado para atendimento aos acometidos pelas síndromes gripais.

 

Ainda na manhã desta quarta (17), informou a titular da saúde do estado, ela recebe no Aeroporto Internacional ‘Alberto Alcolumbre’ mais uma equipe do Ministério da Saúde, que já se encontra no estado com 12 técnicos que desembarcaram ontem (16) de madrugada. Hoje devem chegar pediatras, intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas e mais técnicos.

 

Silvana já manteve contato com todos os secretários de saúde do estado, os quais informaram que a demanda de vacinação aumentou do último fim de semana para cá. Em algumas unidades municipais está havendo ‘arrastão de vacina’. Concluindo, Silvana Vedovelli aconselhou: “A vacina previne; nós precisamos nos imunizar”.

 


Deixe seu comentário


Publicidade