Cidades

Secretaria de Saúde de Almeirim (PA) mantém apoio a famílias de vítimas e equipes de resgate no rio Jari

A UBS fluvial do município de Almeirim (PA) permanece no local do naufrágio, dando apoio e prestando atendimento aos familiares dos desaparecidos e equipes de resgate.


Lana Caroline – Da Redação

A Secretária de Saúde do município paraense de Almeirim, Nívea Araújo Massuyama, esteve no programa LuizMeloEntrevista (90.9 FM) para falar sobre o trabalho das equipes que prestam atendimento às vítimas do naufrágio com o navio Anna Karolinne III, ocorrido no ultimo sábado (29). Segundo ela, a partir do momento em que a informação do naufrágio chegou em Almeirim, foi determinado o envio do socorro para o local.
“Estive junto com a primeira equipe de saúde deslocada para a região. Havia feridos e muitos ainda estavam com roupas úmidas no corpo. E o estado emocional daquelas pessoas era algo preocupante. Foi uma situação lamentável para quem teve aquele primeiro contato, foi chocante”, afirmou a secretária.
Nívea também afirma que a UBS fluvial do município foi deslocada rapidamente para o local do naufrágio.
“Minha primeira atitude foi ligar para a prefeita. Já deslocamos também uma equipe que é especializada em atendimento fluvial. Foram realizado atendimento de primeiros socorros, levamos materiais técnicos, medicação. O naufrágio foi, realmente, na região do Amapá, mas priorizamos essa ação por estarmos mais próximos de alguma forma. A viagem da UBS durou entre 5 e 6 horas”, revelou.
Existe agora uma preocupação com as famílias de ribeirinhos que povoam a região, já que elas utilizam a água do rio para tomar banho, beber e fazer comida. O processo de decomposição dos cadáveres submersos desencadeou a contaminação do rio, deixando a água imprópria para uso humano. “A água já está com odor fétido, devido a decomposição dos corpos e a orientação é que as pessoas não utilizem essa água até mesmo para o banho. Elas podem sofrer contaminação e contrair diversos problemas”, alertou. .
A UBS Fluvial de Almeirim permanece no local do naufrágio, dando suporte às equipes, familiares de vítimas e ribeirinhos que auxiliam nas buscas.


Deixe seu comentário


Publicidade