Cidades

Secretaria de Saúde orienta população sobre acesso aos serviços durante o Carnaval

Esquema especial inclui atendimento no Sambódromo, reforço do Samu e ampliação da retaguarda hospitalar


 

Durante coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, 12, que apresentou o esquema de segurança do Carnaval 2026, o Governo do Amapá detalhou o planejamento da área da saúde para garantir assistência ao público durante a programação. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) organizou uma estrutura especial de atendimento no Sambódromo, além de reforçar os serviços de urgência e emergência em toda a rede estadual.

 

A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, destacou que a estratégia visa assegurar atendimento rápido aos foliões que necessitarem de assistência médica durante os desfiles.

 

“Teremos aqui no Sambódromo uma unidade de atendimento da Secretaria de Saúde, com equipe e todo o suporte necessário para o folião que, caso venha a precisar, receba assistência. Essa é uma preocupação do governador Clécio Luís: garantir uma estrutura de segurança e saúde que acolha e atenda a população que prestigiará o desfile das escolas de samba”, afirmou a secretária.

 

Para garantir a segurança e o bem-estar da população durante os desfiles, nos dias 13 e 14 de fevereiro, será montado um ponto fixo de atendimento pré-hospitalar, com funcionamento das 18h até o encerramento da programação. A estrutura foi planejada para garantir assistência imediata em casos de urgência e emergência, evitando deslocamentos desnecessários para outras unidades de saúde.

 

 

O serviço contará com equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, além de leitos de observação, poltronas para atendimento, monitores multiparâmetros, desfibrilador cardíaco, suporte com oxigênio medicinal e assistência farmacêutica. A unidade também oferecerá suporte clínico e psicológico ao público.

 

O diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Donato Farias, explicou que o planejamento segue protocolos baseados em experiências anteriores e no perfil das ocorrências registradas em eventos de grande porte.

 

“O Samu, junto à gestão estadual, já trabalha de forma planejada em todos os eventos de massa no estado. Nosso planejamento é baseado nas estatísticas do ano anterior e no perfil epidemiológico das ocorrências, como acidentes de trânsito e, principalmente, urgências clínicas, como picos hipertensivos e descompensações em pacientes diabéticos. Estaremos atuando de forma ostensiva, com unidades fixas no Sambódromo e reforço da rede de retaguarda”, ressaltou.

 

Segundo o gestor, o Samu disponibilizará duas unidades fixas no Sambódromo durante os desfiles, além de três equipes em rotatividade durante o percurso da tradicional “Banda”, na terça-feira de Carnaval. O atendimento será integrado ao sistema de regulação por radiofonia e articulado com os órgãos de segurança pública, permitindo resposta rápida tanto para demandas espontâneas quanto para ocorrências acionadas pela central de regulação.

 

 

Atendimento garantido

A retaguarda hospitalar também será reforçada, com a ampliação das equipes no Hospital de Emergência (HE), no Hospital de Santana e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O HE atuará de forma integrada para assegurar maior rotatividade de leitos e evitar sobrecarga nas unidades durante o período festivo.

 

O esquema especial de saúde acompanha todas as etapas do Carnaval 2026, incluindo ensaios técnicos, desfiles e apuração das notas. A iniciativa integra as ações do Governo do Amapá voltadas à prevenção, ao cuidado e à promoção da saúde durante eventos de grande concentração de público.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade