Cidades

Secretaria de Turismo prepara moradores para recepcionarem visitantes na Festa de São Tiago

Objetivo é promover o turismo religioso e agregar valor e notoriedade ao evento; visitantes poderão optar por city tour ou river tour na Vila de Mazagão Velho.


A Governo do Estado do Amapá capacitou 30 moradores de Mazagão para atuarem como condutores dos visitantes durante a Festa de São Tiago, que acontece de 16 a 28 de julho na Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão. O objetivo é promover o turismo religioso e agregar valor e notoriedade ao evento que completa 241 anos de tradição.

 

A diretora de Planejamento do Turismo da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Elisandra Gonçalves, explicou que o estado buscou capacitar jovens da própria vila para recepcionarem da melhor forma os turistas. E também para proporcionar aos visitantes opção de lazer com a prática de city tour (reconhecimento dos pontos turísticos da cidade) e river tour (turismo ecológico pelo Rio Mutuacá). “Além de divulgar o turismo da cidade, isso também é uma forma de geração de emprego e renda para a comunidade local”, ressaltou a gestora.

 

Entre os dias 9 e 13 de julho, a Setur fez orientações técnicas quanto à organização dos serviços turísticos que serão ofertados aos visitantes com o apoio na formatação dos roteiros, definição de valores e identificação dos condutores com camisas e crachás.

 

Os condutores também foram preparados para realizar uma pesquisa de demanda, satisfação turística e impacto econômico do evento. Essa pesquisa vai gerar dados estatísticos, a partir da identificação do perfil do visitante, grau de satisfação com a festividade e os impactos econômicos para Vila de Mazagão Velho.

 

A festa
A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros). Realizada desde 1777, na Vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que teria lutado ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

 

A festividade é organizada pela comunidade de Mazagão Velho e pela Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST) com patrocínio do Governo do Estado do Amapá (GEA) e Prefeitura de Mazagão. Entre os órgãos estaduais envolvidos na realização da festa estão o Gabinete Civil, a Polícia Militar e as secretarias de Desenvolvimento das Cidades (SDC), Cultura (Secult), Turismo (Setur), Desenvolvimento Rural (SDR) e Trabalho e Empreendedorismo (Sete).


Deixe seu comentário


Publicidade