Secretário de Ciência e Tecnologia anuncia novidades no Polo Tecnológico do Amapá Jovem
Rafael Pontes confirma em entrevista no rádio a inauguração do “Espaço Maker” para ajudar da qualificação de jovens amapaenses.

Cleber Barbosa
Da Redação
O professor Rafael Pontes, titular da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia (SETEC), foi ao rádio nesta terça-feira (23), para anunciar algumas novidades da pasta, voltadas ao enfrentamento da pandemia, em relação aos aspectos socioeconômicos, como a qualificação de mão de obra para ajudar no processo de retomada dos negócios, da vida e dos estudos.
Falando ao programa Café com Notícia, na Diário FM (90,9), ele confirmou a chegada do primeiro Polo Tecnológico do Amapá Jovem.
“O laboratório Maker da Setec vai oportunizar aos jovens atividades empreendedoras, mentoria, oficinas, palestras e ações que possam conecta-los com o mercado de trabalho”, disse o gestor.
Ele explicou que a iniciativa é uma parceria entre a SETEC e SEJUV, a Secretaria Extraordinária da Juventude.
Falando em termos de prazos, ele disse que o planejamento e a execução andam adiantadas.
“Temos o desafio de lançar o Espaço Maker no mês que vem. Quando criamos um espaço desses, foi pensando na capacitação do jovem e gerar emprego e renda. Conseguimos um financiamento de R$ 1 milhão, é o primeiro financiamento em ciência e tecnologia no Amapá”, comemorou.
Base legal
Rafael Pontes, que também é pesquisador da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), falou das demandas reprimidas, como o arcabouço legal. “O que a gente precisa agora é uma lei nova de Inovação para formar não só jovens, mas procuradores jurídicos também, aquisição de equipamentos para ciência e estimular a criação de ICTs [instituições científicas e tecnológicas], centros de pesquisas e investidores e no Amapá, porque isso gera negócio”, explicou.
Por fim, ele agradeceu a oportunidade dada ao tema “Um espaço para trazermos as notícias de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Amapá e anunciar a inauguração do Laboratório Maker que em breve estará disponível a população amapaense”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade
