“Secretário de saúde tem compromisso de melhorar a saúde”, diz governador
Calandrini disse que há alguns dias começou a construir um diagnóstico técnico sobre a Sesa

A experiência administrativa acumulada em mais 30 anos de serviço público foi o principal critério de escolha do novo secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini. Ele foi empossado pelo governador Waldez Góes na tarde da terça-feira, 3, durante solenidade no Palácio do Setentrião, sede do governo amapaense.
Waldez Góes afirmou que a busca por melhorias na rede pública de saúde será a principal prioridade deste ano para o governo estadual. O governador disse que os primeiros desafios do novo gestor serão concluir as obras e entregar à população. Até o final do primeiro semestre estão previstas quatro novas unidades de saúde: a Maternidade da Zona Norte da capital, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da Zona Sul de Macapá e do município de Laranjal do Jari, e a Unidade de Nefrologia do município de Santana.
Para isso, o novo gestor terá que equipar a rede estadual e otimizar os recursos humanos. Góes garantiu que, apesar da escolha ter sido de caráter técnico, pois o novo secretário é administrador por formação, a experiência de Calandrini como gestor público também pesou na decisão.
O novo secretário já esteve à frente de dois importantes órgãos: a Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). “O Calandrini tem extrema facilidade de comunicação e bom relacionamento com as equipes que comanda. Ele sabe mediar divergências e isto é crucial para uma boa administração. Na Sesa já existem bons profissionais de saúde. Precisamos de uma gestão que consiga concretizar os processos licitatórios e tenha um forte controle. Nestes aspectos, o Calandrini é muito experiente”, analisou o governador.
Diagnóstico
Ele também ressaltou a reorganização administrativa da Saúde feita pela antecessora de Calandrini, a ex-secretária Renilda Costa, que após 16 meses à frente da Sesa vai integrar a equipe do Gabinete Civil, como secretária-adjunta.
Calandrini disse que há alguns dias começou a construir um diagnóstico técnico sobre a Sesa, com o intuito de estabelecer metas a curto, médio e longo prazo.
Ele adiantou que precisará fazer modificações na equipe, principalmente em funções estratégicas. “Esse diagnóstico já nos apontou gargalos conhecidos da população”. A gestão que juntamente com a minha equipe pretendo estabelecer é de fazer parcerias para a melhoria as saúde no Estado, não só com as prefeituras, mas também com o Tribunal de Justiça, Ministérios Públicos, os servidores, dialogar com fornecedores para que os serviços mais emergenciais não sejam prejudicados. Vamos precisar de todos para ter êxito nesta missão”, destacou.
Deixe seu comentário
Publicidade
