Secretário dos transportes garante entrega da Duca Serra e novo pacote de obras
Durante entrevista ao programa Ponto de Encontro, da Rádio Diário FM, Marcos Jucá detalhou o ritmo acelerado de obras no Amapá e revelou que governo pretende concluir e entregar a rodovia Duca Serra até o fim de 2025.

Em entrevista concedida nesta terça-feira, 4, no programa Ponto de Encontro, da Rádio Diário FM 90.9, o secretário estadual de transportes, Marcos, Jucá, fez um balanço das obras em
andamento no Amapá e destacou o que chamou de “maior esforço de integração viária das últimas décadas”.
“A gente está trabalhando muito. Hoje o estado inteiro é um canteiro de obras — da zona norte de Macapá até o Oiapoque. Nosso objetivo é deixar o Amapá mais conectado, seguro e preparado para crescer”, afirmou o secretário.
Entrega da Duca Serra até dezembro
Um dos anúncios mais aguardados foi o da entrega definitiva da rodovia Duca Serra, prevista para o fim deste ano. Segundo Jucá, a obra está em fase final e contará com sinalização, iluminação e ciclovia em trechos estratégicos.
“O governador tem cobrado bastante. A Duca Serra será entregue completa — com calçadas, ciclovia, sinalização e iluminação. É uma rodovia que vai servir não só para o tráfego, mas também para o lazer e a mobilidade das pessoas”, explicou.
O secretário acrescentou que a Duca Serra, assim como a nova rodovia JP, recebeu soluções modernas de drenagem para evitar alagamentos e prolongar a vida útil do asfalto: “Nós mudamos a forma de executar a drenagem. Tiramos as manilhas debaixo da pista e colocamos sob as calçadas. Isso reduziu o tempo de execução e o custo, além de facilitar futuras manutenções”, detalhou o engenheiro civil.
Jucá também informou que o Plano Rodoviário Estadual está praticamente concluído, com a pavimentação chegando a São Joaquim, Cutias e Itaubal, e avanço em direção a uão Tomé e Santa Luzia. “A ideia é ligar o estado inteiro por vias seguras. O plano rodoviário é uma política de Estado, não de governo. É o caminho para desenvolver o interior e garantir escoamento para a produção agrícola”, afirmou.
Ainda segundo o secretário, o governo do estado, em parceria com o senador Davi Alcolumbre e outros parlamentares, já garantiu recursos para 17 novas obras, incluindo pontes, ramais e terminais hidroviários. Entre os destaques, estão: duplicação da Ponte do Igarapé da Fortaleza, em Santana; construção da Ponte do Arapuku, em concreto armado; pavimentação da AP-160, que liga Laranjal a Vitória do Jari; Ramal do Farinha Seca, com 10 km de extensão, para escoar a produção de soja sem passar por Macapá; novo Terminal Hidroviário de Macapá, no bairro Jandiá, integrando cargas e passageiros.
Infraestrutura urbana e parcerias municipais
O trabalho conjunto com a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) para dividir as frentes de serviço em Macapá também foi pauta da entrevista. A Setrap atua na zona sul, com asfaltamento e drenagem em bairros como Nova Esperança, Zerão e Universidade, enquanto a Seinf atua na zona norte, em áreas como Açaí, Pacoval e Laguinho.
“Estamos trabalhando em conjunto. Onde precisa drenagem, a gente faz o projeto completo, com base, terraplanagem e asfalto. O objetivo é entregar ruas prontas, não obras paliativas”, afirmou.
Sobre a expansão dos terminais hidroviários, ele lembrou que o novo modelo de gestão resolveu antigas pendências com a ANTAQ. “Hoje o terminal de passageiros de Macapá é um case de sucesso. E o novo terminal no Jandiá será ainda maior, integrando cargas e passageiros e fortalecendo nossa logística fluvial”.
Ele finalizou informando que o governo estadual adota novas tecnologias de pavimentação, como reciclagem de asfalto e o uso experimental de materiais sustentáveis.
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