Cidades

Secult anuncia reabertura do Museu Joaquim Caetano para julho

Está fechado desde dezembro de 2014 e passa por reformas desde março deste ano



 

A coordenadora da Preservação dos Patrimônios Históricos do Amapá da Secretaria de Estado de Cultura, Zeraide Dutra, anunciou nessa segunda-feira, 18, que o Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva, localizado no Centro de Macapá, deverá ser reaberto para visitação pública em julho deste ano. De Acordo com a Secult, a estrutura do prédio começou a ficar deteriorada e precisou de reforma. Os reparos iniciaram em março e, de acordo com a Secult, o museu deverá ser reaberto em julho.

“Estão sendo feitos reparos no telhado e nas paredes de madeira, porque, com o tempo, a estrutura foi se deteriorando e a umidade acabou alterando a estrutura do museu, atingindo peças expostas”, justificou Zeraide.

Segundo a coordenadora, a obra está sendo executada de forma cuidadosa. Estão sendo feitos serviços de retelhamento, pintura e readequação dos espaços. A coordenadora informou que um dos principais motivos para a reforma foi a estrutura antiga do telhado.

“Em 2009, quando o museu foi reaberto, os arquitetos à época optaram por manter o mesmo telhado usado desde o período que ele foi construído, pelo valor histórico da estrutura. Porém, a falta de manutenção foi consumindo a estrutura, que foi se deteriorando e já estava comprometendo as exposições”, explicou a coordenadora.

Este é o segundo museu amapaense que está fechado para visitação porque passa por reformas. Em Oiapoque, distante 590 quilômetros de Macapá, o Museu Indígena Kuhaí não recebe mais visitas desde o segundo semestre de 2014. A reabertura do espaço também deverá ser em julho.


Deixe seu comentário


Publicidade