Cidades

Seed cobra de diretores entrega de 58% dos dados do Censo Esco

Do total de 916 instituições de ensino, apenas 42% prestaram informações



Os diretores escolares terão até o dia 20 de março para entregar à Secretaria de Estado da Educação (Seed) os dados coletados para o Censo Escolar 2014. Essa é a segunda e última etapa, que tem por objetivo detalhar as informações a respeito do rendimento e movimento dos alunos que foram declarados na matrícula inicial do referido processo. A primeira etapa ocorreu nos meses de maio, junho e julho.

Segundo a coordenadora do Censo Escolar da Educação Básica no Amapá, Tereza Farias, até o momento, de um total de 916 instituições de ensino, entre públicas e privadas, apenas 42% realizaram o censo. A data é improrrogável e está na reta final.

“Estamos com todo corpo técnico que trabalha no Censo Escolar voltado para atender os municípios e auxiliar, principalmente, nas questões operacionais de acesso ao site e dados a serem inseridos. Todas as escolas públicas e privadas devem informar o levantamento ao censo que serve para o planejamento educacional e a base utilizada é sempre do ano anterior, por isso, temos que ficar atentos ao prazo”, explicou.

Ela esclareceu ainda que o movimento do aluno é outro dado muito importante. “Precisamos saber a real situação do aluno, se ele foi aprovado, reprovado, transferido, se deixou de frequentar a escola, ou até mesmo se faleceu”.

Para incluir os dados, basta acessar o sistema Educacenso no endereço eletrônico http://educacenso.inep.gov.br utilizando login e senha. Logo após, o cadastrador precisa preencher os dados solicitados do gestor escolar e as informações de rendimento e movimento dos alunos nas turmas. O sistema estará disponível para eventuais retificações a partir do dia 30 de março até 15 de Abril. O censo de 2015 iniciará na última quarta-feira do mês de maio.

Censo
O Censo Escolar é o principal e mais completo levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. As informações coletadas permitem traçar um panorama nacional da educação básica, referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, como: o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e para a determinação dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre outras ações.

Os dados do censo são utilizados ainda para o cálculo do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.


Deixe seu comentário


Publicidade