Cidades

Sejuv apresenta novas diretrizes para o programa Amapá Jovem

O programa visa à inclusão e qualificação de jovens com idade entre 15 e 29 anos.


Novas diretrizes foram anunciadas em aula inaugural no Teatro das Bacabeiras, em Macapá

A Secretaria Extraordinária e Políticas para a Juventude (Sejuv) realizou nesta quarta-feira, 14, a aula inaugural do Programa Amapá Jovem, em Macapá, no Teatro das Bacabeiras. A programação envolveu palestras e as explanações das novas diretrizes que o processo terá a partir deste retorno. A retomada se deu agora em função do período eleitoral. As atividades do programa retornam, oficialmente, a partir do dia 19 de novembro nos polos dos 16 municípios.

Com as novas diretrizes, os participantes terão as frequências monitoradas em fichas exclusivas e o bolsista que apresentar três faltas sem uma justificativa plausível será excluído, automaticamente, do programa.

Outra mudança foi em relação às oficinas e cursos. Agora, o bolsista não precisará mais se descolar para os polos distantes de sua residência para participar da atividade escolhida, porque o cronograma é o mesmo em todos os polos em períodos diferentes. “Havia uma opção de escolha de oficinas, curso e demais atividades. Mas, à vezes, o bolsista morava na zona sul e o programa estava disponível somente em um polo da zona norte e, consequentemente, o dinheiro da bolsa não cobria nem os custos com a passagem. Então, resolvemos retirar essa opção e o jovem agora ficará no polo mais próximo de sua residência e, poderá realizar sua atividade conforme o cronograma do programa, que é rotativo, e passa por todos os polos em períodos diferentes”, explicou o titular da Sejuv, Pedro Filé.

O número de polos continua o mesmo e seguirá com o cronograma de atividades, mas com um controle maior em que o participante tem que ter 4 horas de participações semanais, sempre no contraturno das atividades escolares.

O retorno das atividades do Amapá Jovem é para os habilitados nas três primeiras chamadas. O procedimento para novos habilitados será informado, posteriormente, pela Secretaria de Juventude. Todas estas informações foram repassadas aos bolsistas na aula inaugural que ocorreu no Teatro das Bacabeiras.


Deixe seu comentário


Publicidade