Semana da Visibilidade Trans: Governo do Amapá oferta serviços sociais, jurídicos e de saúde no Residencial Miracema
Ação ofertou diversos serviços de cidadania, saúde, assistência social e jurídica. Programação segue nesta quarta-feira, 28, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, a partir das 15h

Com o tema “Transcendendo barreiras, construindo um Amapá mais inclusivo”, o Governo do Amapá realizou uma ação para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, com a oferta de diversos serviços de cidadania, saúde, assistência social e jurídica no Residencial Miracema, em Macapá.
O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedih), em parceria com diversos órgãos da gestão estadual.
“Em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, o Governo do Estado une diversas secretarias para disponibilizar serviços à comunidade trans e a todos os moradores do Residencial Miracema que buscam atendimento”, pontuou Alessandro Brandão, gerente do Núcleo da Diversidade de Gênero da Sedih.
Segundo o gestor, há dois anos esse tipo de força-tarefa vem sendo realizada, ofertando atendimento médico, orientação jurídica, serviço social, emissão de Carteira de Identidade, CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), vacinação, testes rápidos e a retificação do nome social. Foi o caso de Betina Gomes, de 42 anos, moradora do residencial, que aproveitou a ação para solicitar a troca de nome e usufruir de outros serviços, como a massoterapia.
A programação garantiu também orientação jurídica e atendimento integral em saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Hospital Universitário (HU). O espaço também ofereceu acolhimento psicossocial e cadastro para vagas de emprego, por meio do programa Emprega Amapá. A ação buscou promover a cidadania e facilitar o acesso a direitos fundamentais. As atividades seguem nesta quarta-feira, 28, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, a partir das 15h.
“A Secretaria de Estado da Habitação (Sehab) desenvolve ações de políticas públicas e sociais junto às famílias do Miracema e, nesta atividade, atuamos em parceria com a Sedih e demais entidades governamentais para dar suporte de cidadania à comunidade LGBTQIA+”, ressaltou Max Morais, coordenador do Plantão Social da Sehab no conjunto.
Muitos pais aproveitaram a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação dos filhos ou acessar outros atendimentos estaduais, como a dona de casa Raiane Souza Raulino, de 23 anos, que levou seus dois filhos para serem vacinados e solicitar o Cartão do SUS.
Já a moradora do bairro Infraero 2, Ariane Queiroz Nascimento, de 20 anos, esteve no local para requerer documentos pessoais junto ao Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) e receber orientação jurídica.
Participaram da ação as secretarias de Estado de Políticas para Mulheres (pelo Centro AMA-LBTI), Direitos Humanos, Saúde, Habitação, Mobilização, o Super Fácil e a Comissão Especial de Promoção à Cidadania.
Deixe seu comentário
Publicidade


