Cidades

Semana do Artesão tem expectativa de público de mais de 5 mil pessoas em 4 dias de festa na Beira-Rio

Abertura acontece nesta sexta-feira, quando o público poderá curtir o sertanejo de Taty Taylor e várias outras atrações ao longo da programação, com espaço gastronômico e venda de peças de artesãos locais.


Com expectativa de público de mais de 5 mil pessoas, acontece nesta sexta-feira (16) a abertura oficial da Semana do Artesão, que prossegue até o feriado de São José (segunda-feira), com quatro dias de uma intensa programação, com shows de artistas regionais e locais. O evento, pilotado pela secretaria de estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), contará também com espaço gastronômico, comercialização de peças produzidas por artesãos amapaenses e uma galeria com exposição de obras dos artesãos pioneiros.

 

Titular da Sete, Maraína Martins falou sobre o evento na manhã desta quinta (15) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9): “Estamos trabalhando os últimos detalhes para essa grande festa que começa nesta sexta-feira na Avenida Beira-Rio, em frente à Casa do Artesão e vai até 19 de março, que é o Dia do Artesão, em homenagem a São José, Padroeiro de Macapá, que também tem o seu dia comemorado nessa data. Vai ser um feriado prolongado, com quatro dias de muita festa, com a previsão de público de mais de 5 mil pessoas”.

 

A secretária detalhou a programação: “Teremos vários shows de artistas locais e regionais, e logo na abertura o público será brindado com aquele sertanejo gostoso da Taty Taylor e várias outras atrações no sábado, culminando com a apresentação de várias bandas no Dia do Artesão, na segunda-feira, encerrando a programação. Montamos uma estrutura de 50 barracas e três tendas com 100 trabalhadores empreendedores cadastrados na secretaria, além do espaço gastronômico. A grande novidade neste ano é o espaço chamado ‘Mãos do nosso povo, artesanato do nosso Amapá’, uma galeria com exposição de obras dos mestres artesãos pioneiros, onde vamos contar um pouco da historia e mostrar peças desses artesãos. Vamos ter também uma Oficina, onde o público poderá aprender como se faz artesanato com madeira, cipó, barro e sementes”.

 

Maraína contou que a secretaria está desenvolvendo ações com objetivo de fortalecer e ampliar o artesanato amapaense, inclusive com a realizada de feiras itinerantes no interior do estado: “Nosso maior foco é a ampliação e o fortalecimento do artesanato amapaense, e para isso realizações várias ações, como a feira itinerante, que é realizada todos os meses, fomentando a economia e incentivando o empreendedorismo em todos os municípios, além da qualificação dos artesãos, para que tenhamos peças cada vez com melhor qualidade, bem trabalhada; o artesanato amapaense não perde pra nenhum estado.

 

Ainda de acordo com Maraína, no total há 564 artesãos cadastrados, mas a secretaria está incentivando o cadastro de um maior número de empreendedores: “Temos 564 artesãos cadastrados, mas há muitos que ainda não foram cadastrados e pedimos que façam o cadastro, porque precisamos fortalecer ainda mais o artesanato local. Além disso, a população também precisa prestigiar não apenas participando da Semana do Artesão, como também comprando peças de artesãos amapaenses”.


Deixe seu comentário


Publicidade