Cidades

Semduh busca formas para desburocratizar trâmites de processos

Edival Barros diz que união entre órgãos garante integração de informações



 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), o Conselho Regional de Contabilidade do Amapá (CRC/AP), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá (Sebrae/AP), Junta Comercial do Amapá (Jucap) e a Secretaria Municipal de Finanças (Semfi) reuniram-se para discutir formas de dar transparência e simplificar o acesso às informações no site http://www.empresafacil.ap.gov.br.

Através do endereço eletrônico é feita a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas. A Semduh tem a função de analisar se essas empresas estão de acordo com o Plano Diretor do Município, que busca a implantação e a consolidação de um processo de planejamento que propicie o desenvolvimento de maneira sustentável. Toda empresa para estar regularizada tem que ser cadastrada na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim).

De acordo com o titular da Semduh, Edivan Barros, a união entre os órgãos é uma maneira de integrar as informações que serão repassadas aos que procuram o site. “Essa é uma maneira prática de repassar as informações completas e com resultado imediato por meio do site onde todos os envolvidos mantém uma linha de organização”.

A gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Almeida, disse que é importante a participação de todos os envolvidos para inserir as informações completas e unificadas no site. “Dessa forma poderemos permitir que o cidadão abra ou regularize o seu negócio de forma simplificada e sem burocracia por meio da RedeSim”.

Em 2014 foram aproximadamente 3.960 empresas analisadas pela Semduh que buscaram o site para essas informações e orientações. Até abril deste ano foram 1.992 empreendimentos avaliados. A análise é feita previamente online, onde a pessoa jurídica pretende instalar sua empresa, assim como sua atividade.


Deixe seu comentário


Publicidade