Cidades

Semed adia início do ano letivo para 23 de fevereiro

Mudança no início do ano letivo, que deveria ocorrer na próxima segunda-feira, 9, ocorre por motivos diferentes, mas Semed diz que isso não afetará o calendário preestabelecido.



 

A Secretaria Municipal de Educação de Macapá (Semed) confirmou na tarde dessa quinta-feira, 5, que o início do ano letivo na rede municipal de ensino, marcado para 9 de fevereiro, foi transferido para o dia 23 deste mês.

Segundo a assessoria da Semed, entre os pontos que ocasionaram a mudança de data está a não conclusão do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), que é destinado aos professores da rede pública da educação básica, em exercício há pelo menos 3 anos, sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Os professores devem se inscrever nos cursos correspondentes às disciplinas que ministram na sala de aula.

Outro fator relevante é o fato de muitos alunos ainda não terem conseguido uma vaga. “O município mantém um diálogo com o estado para ver de que forma essa carência de vagas pode ser superada. Uma comissão trabalha essa pauta. O objetivo é garantir que ninguém fique sem estudar. Então, é necessário que o estado conclua seu processo de preenchimento de vagas para ver a demanda existente e a solução que será encaminhada”, disse a secretária municipal de Educação, Antonia Andrade.

Recentemente a secretária estadual de educação, Conceição Medeiros, declarou que o objetivo da comissão montada para trabalhar o calendário conjunto é evitar que crianças fiquem fora de sala de aula na capital. “Vamos trabalhar junto à Semed um reordenamento para ver o quantitativo de alunos que, de fato, não conseguiu se matricular na rede municipal e nem na estadual. Vamos montar um plano de ação para priorizar, sobretudo, as vagas para as crianças de seis anos e as que iriam cursar o ensino fundamental”, explicou.

De acordo com a secretária, mesmo sabendo que a responsabilidade da oferta de matrículas para os anos iniciais de ensino seja do município, o estado, no cumprimento do dever social, já ofertou 1.040 vagas só no 1º ano do ensino fundamental.

Nos anos subsequentes já foram oferecidas 13.139 matrículas, com maior incidência no 6º ano com 4.739 vagas, e no 1º ano do ensino médio com 4.750 vagas. A secretária informou ainda que existem vagas disponíveis no ensino médio regular e educação de jovens e adultos em diferentes escolas da rede estadual.


Deixe seu comentário


Publicidade