Cidades

Semed promove capacitação de contadores de histórias para a educação Infantil

A intenção da capacitação é aumentar o número de contadores na educação infantil, que atendem as crianças de 4 e 5 anos (consideradas pré-leitores), incentivar a leitura e a escrita de forma criativa e divertida.


Esta semana, aproximadamente 25 professores da rede municipal de educação de Macapá participaram da I Etapa de Formação de Contadores de Histórias, coordenado pelo Projeto Escolas de Leitores da Divisão de Recursos Didáticos da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A capacitação ocorreu no auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, onde foram desenvolvidas as metodologias, como conhecer o público-alvo, qual a linguagem, o planejamento que deve ser feito e as ferramentas para ser utilizadas.

 

Para o professor Fabio Souza, conhecido pelo personagem Fabio Nescau, que também é contador de história, as crianças precisam de estímulo para a leitura, e a contação é uma forma de envolvê-las no universo das letras. “Mas, para conquistá-las, temos pouco tempo, de 5 a 15 minutos para conseguir a atenção delas e, para isso, precisamos, além do talento, de muitas técnicas e ferramentas, por isso o curso está sendo muito proveitoso”.

 


A intenção da capacitação é aumentar o número de contadores na educação infantil, que atendem as crianças de 4 e 5 anos (consideradas pré-leitores), incentivar a leitura e a escrita de forma criativa e divertida. De acordo com a ministrante e contadora de história, professora Mariza Pinheiro, a formação está sendo desenvolvida para os professores das 18 escolas de educação infantil (EMEI’s)da Rede Municipal de Ensino de Macapá, e para a segunda etapa acontecerá o circuito cultural de contadores de histórias, na semana de Monteiro Lobato.

 

“Faremos um dia D para leitura, no dia 18 de abril, os professores vão se preparar para esse momento utilizando todas as informações que aprenderam nessa primeira etapa, em todas as escolas da educação infantil estará acontecendo a programação”, destaca a coordenadora Mariza Pinheiro. O Projeto Escola de Leitores, que iniciou em 2013, idealizado pela professora Sandra Casemiro, que hoje está como secretária municipal de Educação, tem o objetivo de otimizar ações e espaços de leitura nas escolas. Este ano busca atender a todas as escolas da capital e do campo. Desde 2015 é coordenado pela professora Mariza Pinheiro.


Deixe seu comentário


Publicidade