Cidades

Semhou orienta ambulantes sobre organização no entorno de cemitérios para Dia de Finados

Cerca de 132 microempreendedores já se cadastraram; prazo encerra na sexta-feira (28).


 

Ganhar uma renda extra é sempre bem-vinda, principalmente para os microempreendedores que atuam de forma individual nos mais variados segmentos, como é o caso dos ambulantes que devem trabalhar durante o Feriado de Finados, no dia 2 de novembro, no entorno dos três cemitérios de Macapá.

 

Para organizar o espaço, uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou) fez uma vistoria técnica nesta quarta-feira (26) para reforçar as orientações e demarcação dos locais destinados à comercialização de velas, flores e outros artigos.

 

De acordo com a diretora do Departamento de Fiscalização Urbana, Neuzete Nascimento, foram identificadas algumas situações irregulares, como por exemplo, a demarcação imprópria de espaços com o nome do ambulante escrito na calçada e na margem da rua indicando o local.

 

“Encontramos muitos espaços com nomes escritos no asfalto, essas situações são irregulares, mas explicamos que todos serão instalados. Porque quem faz a demarcação oficial é a fiscalização e nós faremos seguindo a ordem de pessoas devidamente cadastradas”, explicou a diretora.

 

 

Desde que foram abertas as inscrições no dia 17 até esta quarta-feira (26), cerca de 132 microempreendedores já se inscreveram. O período de cadastramento encerra na sexta-feira (28).

 

Atuando há 25 anos, o microempreendedor Carlos Alberto, agradece a equipe da fiscalização pelo trabalho de vistoria prévia no local. “Sem a fiscalização, infelizmente acontece uma bagunça, porque muitas pessoas que não se cadastram demarcam o local com o nome de forma irregular. Com a fiscalização vindo aqui, eles são obrigados a cumprir o que é correto”, conta Alberto.

 

Segundo a equipe de fiscalização, para manter a organização é importante que os microempreendedores também saibam o que é permitido é o que não é. No dia 2 não será autorizada a venda de areia na área interna dos cemitérios e nem a entrada de vendedores com bicicleta ou carrinhos. A medida é necessária para que não atrapalhe ou congestione o local.

 

Na área interna dos cemitérios só serão permitidas a circulação de ambulantes com isopor com capacidade para 50 litros, como é o caso de vendedores de água, lanche e chop.

 

 

O secretário municipal de Habitação e Ordenamento Urbano, Nildo Nunes, destaca que todas as medidas da fiscalização são para garantir a organização e a segurança no local e para isso, é importante que todos respeitem as demarcações dos fiscais.

 

“Todos os microempreendedores cadastrados terão seus espaços delimitados de forma organizada, essa é uma maneira de ajudarmos esses trabalhadores a fomentar suas vendas que é a principal fonte de renda. E da mesma forma, organizamos o espaço para manter o passeio público livre para quem vai prestar homenagens aos seus entes queridos”, reforça o gestor.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade