Cidades

Seminário debaterá necessidade de centrais de abastecimento no Amapá

Encontro é nesta sexta-feira, 23, na Embrapa de Macapá, com palestra e mesa redonda


Douglas Lima
Editor

 

A Comissão de Agricultura e Abastecimento (CAB) da Assembleia Legislativa (Alap) realizará nesta sexta-feira, 23, seminário sobre a importância de uma central de abastecimento para o setor produtivo do estado do Amapá.

O evento acontecerá na unidade da Embrapa de Macapá, das 8h às 12h, com palestra do economista Rosivaldo Batista, ex-presidente da Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa/PA). Em seguida, haverá mesa-redonda com participação da plateia, mediada pelo economista Manoel Ricardo Vilhena, professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Na manhã desta quinta-feira, 22 de junho, para falar sobre o evento estiveram no programa Luiz Melo Entrevista (Diário FM 90,9) o deputado estadual Paulo Nogueira, vice-presidente da CAB; o secretário estadual de desenvolvimento rural, Kelson Vaz; e Rosivaldo Batista.

Release da Assembleia Legislativa divulga a seguinte declaração do palestrante Rosivaldo: ”O Amapá merece uma central de abastecimento e estou aqui a convite do governo do estado e da Assembleia Legislativa para fazer um estudo. O objetivo é facilitar a chegada do produto e beneficiar o produtor rural, especialmente o da agricultura familiar, mas também outros agentes de comercialização, porque aqui não se produz tudo; há também importação e a central atende também a rede de varejo”,
No programa radiofônico, Rosivaldo praticamente reprisou a declaração constante do release institucional, acrescentando, contudo, que na Amazônia há um vácuo de centrais de abastecimento, cujas unidades se concentram em bom número nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

O secretário Kelson, com compromisso pautado no horário, falou rapidamente. Disse que com o governador Clécio Luís já esteve em Brasília, no Ministério da Agricultura e Pecuária, onde ficou sabendo que o governo federal tem interesse na construção de centrais de abastecimento em todo o país, inclusive disponibilizando equipes técnicas.

O deputado Paulo Nogueira informou que já percorreu, com colegas do Legislativo e representantes do Poder Executivo, locais de Macapá, nas zonas norte e sul, à procura de área apropriada para instalação da Central de Abastecimento do Amapá. Nogueira também informou que tudo será feito para que as instalações inconclusas e abandonadas da Ceasa de Porto Grande sejam recuperadas para ali também ser instalada uma central de abastecimento. (Parte da notícia tem o Portal da Alap como fonte)


Deixe seu comentário


Publicidade