Cidades

Seminário em Macapá vai debater novos protocolos no tratamento do câncer

Evento acontece de 17 a 18 deste mês, com a participação de especialistas de outros estados.


Acontece de 17 a 18 deste mês em Macapá um seminário que vai discutir os novos protocolos para o tratamento do câncer. Na manhã desta quinta-feira (10) a secretária-adjunta da secretaria de estado da Saúde (Sesa) Eli Costa falou sobre o evento no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9).

 

“Está confirmado para os dias 17 e 18, e com certeza estenderemos para o sábado, com a realização de estudos de casos, o 1º seminário de oncologia e oncohematologia, com o tema ‘desafios da oncologia no Brasi’a. A palavra ‘desafios’ está muito ligada à alta complexidade, principalmente nas áreas de oncologia, hematologia, pesquisa e nefrologia, que têm passado por um sub-financiamento muito importante, porque o financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde) não não acompanha o ritmo das novas pesquisas, da novas descobertas, e por isso a gente tem atuado diretamente para tornar essa questão propositiva, não queixosa. Cada ampola da quimioterapia é caríssima”.

 

Conforme explicou a Eli Costa, a discussão do assunto vem sendo feito em vários segmentos: “Temos discutido isso com o doutor Roberto Marcel e sua equipe da Unacom, com a nossa equipe de coordenação da Escola de Saúde publica, o secretário Calandrini (titular da Sesa) e a deputada Marília Góes também estão muito focados nessa questão. A gente tem discutido com o país inteiro; já fomos aos hospitais de Barretos e Santa Marcelina, e a gente vai aprofundar essa discussão no seminário, que terá a participação de profissionais especializados de renome nessa área”.


Deixe seu comentário


Publicidade