Cidades

Semsa monta ações efetivas para distribuição de preservativos

Além de disponibilizar gratuitamente preservativos masculinos e femininos, a Prefeitura de Macapá mantém em todas as unidades de saúde os testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites.


No período do Carnaval, a contaminação de doenças como hepatites, HPV, HIV e sífilis tem seus números elevados por conta das relações sexuais desprotegidas. Para sensibilizar a população sobre os perigos de manter relações sexuais sem proteção, a Prefeitura de Macapá distribuirá 360 mil preservativos masculinos e femininos, além de 320 mil géis lubrificantes nas programações que acontecem no período carnavalesco.

Já nesta sexta-feira, 9, a Coordenação Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais fez a distribuição de preservativos por toda a extensão da orla da cidade. A campanha se estenderá até domingo, 11, das 20h à 0h. Para a terça de Carnaval, mais de trinta servidores irão acompanhar o percurso do bloco A Banda, momento em que serão distribuídos mais de 160 mil insumos de prevenção.

“A intenção é sensibilizar a população para o uso adequado do preservativo para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis e a necessidade da realização do teste rápido no diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno”, diz o coordenador municipal de IST’s, Cesar Melo.

Além de disponibilizar gratuitamente preservativos masculinos e femininos, a Prefeitura de Macapá mantém em todas as unidades de saúde os testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites. O teste rápido é o mecanismo seguro que detecta a doença em até 5 minutos e é feito por meio da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo.
Outras atividades foram programadas e devem acontecer no período pós-carnaval para incentivar a população a procurar as Unidades Básicas de Saúde para a realização dos testes.


Deixe seu comentário


Publicidade