Cidades

Senar/AP dá início às primeiras turmas do Programa de Agricultura Irrigada no Estado

Os dois cursos oferecidos pelo SENAR/AP garantirão certificação aos participantes.


Nos dias 15 e 16 de novembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amapá (Senar/AP) iniciou a formação de duas turmas do Programa Agricultura Irrigada, nos municípios de Macapá e Itaubal. Um grupo de 24 produtores rurais terão 40 horas de formação em dois cursos: manejo e gestão da irrigação e gestão em sistemas de irrigação por aspersão, microaspersão e gotejamento.

A capacitação ocorre em parceria com o Rurap e Sebrae/AP destinando aulas teóricas e práticas em dois módulos de formação. No primeiro final de semana do curso, os técnicos Ismael Fortunato e Caio Fregni reuniram com os produtores dos municípios de Itaubal (comunidade de Inajá) e Macapá (Rodovia AP 20, km 9, linha F), respectivamente, para repassarem conhecimentos acerca do uso eficiente da água na produção de alimentos.

Deste modo, os participantes conheceram novas técnicas de manejo da irrigação e a gestão desses sistemas, garantindo a aplicação hídrica correta para as plantas sem oferecer riscos para as plantações de suas propriedades rurais. Com esses métodos o produtor consegue aumentar a sua produção de alimentos e diminuir gastos com a energia elétrica utilizada.

No próximo final de semana, os produtores serão orientados sobre o planejamento da irrigação com base na necessidade hídrica da planta e o manejo de sistemas onde a água é aspergida no ar imitando as chuvas.


Deixe seu comentário


Publicidade