Cidades

Sensação térmica em outubro pode variar de 45 a 50°C, alerta meteorologista

Até esta terça (5), foram registrados mais de 400 focos de calor no estado, considerando as últimas 48h que antecederam o boletim.


Foto: Águia Drone Imagens Aéreas

Railana Pantoja
Da Redação

Outubro é o mês mais quente durante o período de estiagem no Amapá e por isso as sensações térmicas devem oscilar entre 45 e 50°C, alerta o meteorologista do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Jefferson Vilhena.

“Dependendo do local onde você está, a sensação térmica pode variar de 45°C a 50°C, como diz a expressão: ‘dá pra fritar ovo no asfalto’. Temos previsão de chuvas, mas elas estão caindo para a área norte do estado, ali para Oiapoque, Amapá e Calçoene. E nem é chuva intensa, são chuvas localizadas, em áreas bem concentradas, e em pouca quantidade e tempo. Com menos chuva, temos menos umidade relativa no ar e, consequentemente, aumenta bastante a temperatura”, explicou o meteorologista Jefferson Vilhena.

Embora a temperatura máxima nestes dias tenha se mantido na casa dos 36ºC, Jefferson explica que o estado já registrou uma temperatura mais elevada. “Nosso recorde é de 2012, com 36,6°C registrados. No primeiro dia de outubro registramos 35,5°C. A média das máximas de temperatura deve dar uns 34 graus, mas todos os dias estamos ultrapassando isso”, detalhou.

 

Focos de calor
Até esta terça (5), foram registrados mais de 400 focos de calor no estado, considerando as últimas 48h que antecederam o boletim.

“E ainda tivemos aproximadamente 25 incêndios confirmados por satélite. Interessante destacar que este ano estamos registrando mais focos de calor do que no ano passado. Setembro agora fechamos com mais de dois mil focos de calor; para outubro, avaliamos chegar perto de quatro mil. Isso tudo decorrente do aumento de temperatura, já que a vegetação fica mais seca e o ar com menos umidade. Portanto, fácil de proliferar incêndios”, finalizou Jefferson Vilhena.


Deixe seu comentário


Publicidade