Serviço militar é atrativo a jovens que buscam renda, diz secretário militar
Obrigação civil pode ser oportunidade para aqueles que buscam ocupação remunerada

Douglas Lima
Editor
Aos que completam 18 anos, em 2024, é obrigatório alistamento nas Forças Armadas. Os nascidos em 2006 podem realizar o processo de maneira remota, através da internet, até 30 de julho do presente ano. Pessoas que nasceram em anos anteriores devem comparecer presencialmente na Junta Militar e, após pagamento de multa, quitar seus deveres com a Nação.
Leonardo Ferreira, secretário da 45ª Junta do Serviço Militar, informou em entrevista ao programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9) que no Amapá a busca pela oportunidade de servir ao Exército Brasileiro é grande, e que isso se dá principalmente pela vulnerabilidade social do jovem amapaense, que sem muitas oportunidades de emprego, vê no serviço militar uma chance segura de renda. “O jovem aqui tem poucas opções, então é viável”, disse o secretário.
Leonardo também informou que em 2023 pelo menos cinco mil jovens buscaram o serviço militar, e pelo número de vagas ser inferior ao de concorrentes, muitos não puderam ser convocados.
O secretário também salientou que não é viável para o Exército Brasileiro ‘obrigar’ a prestação do serviço daqueles que não têm interesse na vida militar, uma vez que existem muitos interessados no nicho.
Deixe seu comentário
Publicidade
