Cidades

Serviços de poda de árvores são executados na Praça Isaac Zagury

Os serviços contam com a participação dos ressocializandos do Projeto Liberdade e Cidadania, que é desenvolvido pela Prefeitura de Macapá.


A equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) aproveitou este sábado, 13, para dar continuidade aos serviços de poda de árvores nas praças. Desta vez, a Praça Isaac Zagury, no Centro da cidade, recebeu os trabalhos.

Segundo o técnico Ronaldo Lino, a poda é um procedimento de manutenção para a qualidade das árvores. Os serviços contam com a participação dos ressocializandos do Projeto Liberdade e Cidadania, que é desenvolvido pela Prefeitura de Macapá.


“As árvores em florestas crescem bem, apenas com a poda da natureza. Já as árvores em ambientes urbanos demandam um maior nível de cuidado. Esses cuidados são necessários para que a integridade estrutural e a estética sejam mantidas”, explica Lino.

As ações na praça têm o objetivo de garantir segurança aos usuários. Foram retirados ainda galhos mortos, feitas ações para a melhoria da forma da copa e a redução de riscos de queda. Vale lembrar que a poda deve ser feita com conhecimento da biologia das árvores, pois as podas inadequadas podem criar danos ou até mesmo reduzir o tempo de vida da árvore.


“Por essas razões, para se podar árvores, nenhum galho deve ser removido sem uma razão específica. Importante frisar que, na maioria dos casos, as podas de árvores adultas são medidas corretivas ou preventivas”, demonstra Lino.

O titular da Semur, Augusto Almeida, ressalta que a poda irregular, sem autorização e feita sem o acompanhamento técnico, gera multa gravíssima. “O mutirão de poda de árvores é uma ação preventiva que acontece em todo o perímetro urbano, visando diagnosticar a situação da vegetação para promover as ações necessárias à segurança da população. Lembrando que a poda e a erradicação sem autorização geram multa, infração gravíssima”, alerta.


Deixe seu comentário


Publicidade