Cidades

Servidores de escola bilíngue são capacitados em curso de francês elementar

Capacitação vai durar 15 dias e visa fomentar a apropriação da língua francesa por toda a comunidade escolar.


Durante 15 dias, servidores da Escola Estadual Professora Marly Maria e Souza da Silva – primeira escola com classes bilíngues do Amapá – estudarão, de forma prática e intensiva, a língua francesa. Trata-se do Curso de Francês Elementar, que visa fomentar a apropriação do idioma francês por toda a comunidade escolar.

 

Desde quarta-feira, 15, professores e servidores de apoio da Escola Marly Maria estão fazendo no contra turno escolar a capacitação, que acontece na Escola Estadual Professor Antônio Munhoz Lopes, localizada no Conjunto Habitacional Macapaba, zona norte de Macapá. A expectativa é atender mais de 50 servidores, que estão divididos em quatro turmas (duas pela manhã e duas pela tarde). As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 15h às 18h.

 

O curso faz parte do calendário de formação continuada planejado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Grupo de Assessoramento Técnico, Pedagógico e Linguístico da escola. As aulas são ministradas por professores do Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand.

 

De acordo com Angleson Lima, coordenador do projeto da escola bilíngue, a proposta do curso é preparar as pessoas que trabalham na escola para o ambiente do bilinguismo. “A intenção é fazê-los conhecer a língua francesa, a fim de aprender o básico da língua rapidamente, como fazer saudações, apresentações, para, depois, aprofundarmos esse conhecimento”, explicou Lima.

 

Para a professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Zulena Moda, que atua na sala de aula comum e do atendimento educacional especializado (AEE) da escola Marly Maria, essa é uma oportunidade de garantir fluência em mais uma língua. “Acho bastante interessante aprender esse idioma, até porque a Língua Brasileira de Sinais tem sua origem na Língua Francesa de Sinais. Além disso, posso ajudar todos os alunos. Por mim, serão trilíngues, com fluência em Libras, língua portuguesa e língua francesa”, salientou.

 

Ensino bilíngue
A formação bilíngue visa desenvolver todos os aspectos da língua francesa: gramática, conversação e interpretação o levando o estudante ao pluralismo cultural e à diversidade linguística.

 

A escola Marly Maria possui esse modelo de ensino. A instituição atende 900 estudantes, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I. Este ano, o ensino bilíngue é ofertado a cerca de 200 alunos do 1º ano, que estudam as disciplinas de matemática e ciências em francês. O modelo será expandido gradativamente para todas as séries no decorrer dos anos.


Deixe seu comentário


Publicidade