Cidades

Servidores negros discutirão ‘invisibilidade’ no poder público

Roda de Conversa acontecerá na manhã desta quarta-feira, 20, em frente ao Palácio do Setentrião.


Douglas Lima – Da Redação

 

Funcionários públicos efetivos amapaenses negros, integrantes do movimento ‘Coletivo de Servidores Públicos Negros do Amapá’, promoverão nesta quarta-feira, 20, Dia da Consciência Negra, em frente ao Palácio do Setentrião, uma roda de conversa sobre o tema ‘Servidor negro e os espaços de poder – Racismo institucional’.

Pedro Alencar, coordenador do Coletivo de Servidores Públicos Negros do Amapá, garantiu na manhã desta terça-feira, 19, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), que no estado existe um racismo velado no poder público.

Como exemplo de sua garantia, Pedro mostrou que os negros funcionários públicos efetivos do estado, do município e do governo federal, no Amapá não assumem cargos de comando, ficando apenas no protocolo, serviços gerais e em outras atividades mais simples.

Pedro Alencar foi claro ao dizer que entre os negros efetivos há qualificados e de conhecimentos que podem muito bem ocupar chefias no serviço público. “Mas não, esses espaços são ocupados por brancos, louros de olhos verdes, os mais bem perfumados pela sociedade”, pontuou.

O coordenador revelou que a discussão sobre o negro no serviço público amapaense entrou na pauta do governo em 2016, mas que isso deixou de acontecer nos anos seguintes, de maneira que por causa disso foi pensada e será realizada a roda de conversa sobre a invisibilidade do negro nas esferas de poder.


Deixe seu comentário


Publicidade