Servidores Públicos vão receber treinamento e orientação financeira
Maiores informações sobre como participar podem ser acessadas na plataforma de ensino sobre consignações em folha de pagamento EDUCONSIG pode ser acessar no site www.educonsig.com.br ou no uso do sistema INFOCONSIG

Muitos servidores públicos utilizam os descontos na folha de pagamento como garantia de crédito, sendo o empréstimo consignado a modalidade de crédito pessoal mais utilizada no País por servidores públicos, aposentados e beneficiários do INSS, e funcionários do setor privado.
Segundo o educador financeiro Sr. André Marcio Borges, “o uso do crédito consignado é uma vantagem quando usado de forma correta e planejada, mas torna-se um problema quando há um excesso que compromete o rendimento mensal e passa a prejudicar o lado pessoal e profissional, afetando a manutenção da qualidade de vida e do trabalho. Por isso, a necessidade de conhecimento financeiro e de informações para a tomada de decisões”.
Em seu trabalho de Mestrado em Educação Financeira, realizado em 2109 na FCU – Florida Christian University, Orlando-EUA, o Sr. Marcio demonstrou que o seu projeto de educação financeira iniciado em 2018 na Prefeitura de Concórdia, Estado de Santa Catarina, havia conseguido diminuir em 14% o nível do endividamento dos servidores de Concórdia entre 2018 e 2019, provando que houve relevância da educação financeira no uso do crédito consignado.
Trata-se de uma ação social sem fins lucrativos, um projeto de educação financeira com foco na redução do endividamento na folha de pagamento, realizada em parceria com o INEF – Instituto Nacional de Educação Financeira, a ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros e a empresa DSOP de Educação Financeira.
O projeto agora amadurecido, ganhou uma plataforma de Ensino a Distância (EDUCONSIG), que abrange um programa instrucional para a Gestão Orientada das Consignações em Folha de Pagamento que é fornecida gratuitamente a todos os servidores públicos que utilizam o sistema INFOCONSIG que processa as consignações na folha de pagamento.
Através do acesso a Plataforma EDUCONSIG, os servidores públicos tem acesso a cursos, treinamentos e orientações financeiras gratuitas, em especial ao uso das consignações, com objetivo de compreenderem os riscos e oportunidades existentes nos produtos financeiros que lhes são ofertados.
De acordo com o Sr. Marcio, “a falta de conhecimento financeiro e da insuficiência de critérios para o controle do uso da margem consignável, levaram muitos servidores públicos ao comprometimento da sua renda com dívidas de longo prazo, prejudicando a manutenção da qualidade de vida e do ambiente de trabalho”. Ele acredita que a orientação do uso consciente do dinheiro e do crédito por meio da educação financeira e ferramentas de controle dos descontos na folha de pagamento é a única forma de influenciar a redução do endividamento com descontos na folha de pagamento.
Atualmente o sistema INFOCONSIG é usado pela Prefeitura de Macapá e pelo Ministério público do Amapá, entre outros Municípios no País. No início do mês de julho, o projeto contará com evento especial com um curso on-line, onde dúvidas poderão ser respondidas para todos os servidores que participarem.
Deixe seu comentário
Publicidade
