Servidores vão ao rádio mostrar a saga da Imprensa Oficial do Amapá
Órgão, que existe até hoje, foi criado quando o então nomeado governador do território federal, Janary Nunes, assumiu o cargo, em 1943

Douglas Lima
Editor
Caio de Jesus, gerente do Núcleo de Imprensa Oficial, e José Pacheco, antigo servidor da repartição, registraram na noite desta sexta-feira, 1, no programa ‘Ponto de Encontro‘ (Diário FM 90,9), a existência de um órgão público local com a mesma idade do Amapá – a própria Imprensa Oficial.
O Território Federal do Amapá foi criado por decreto do então presidente Getúlio Vargas, em 13 de setembro de 1943. A Imprensa Oficial, por sua vez, teve a sua instituição tão logo o então nomeado governador, Janary Nunes, assumiu o cargo.
O primeiro e principal veículo de divulgação implementado foi o jornal Amapá, impresso na Imprensa Oficial desde 19 de março de 1945, quando foi publicada sua primeira edição, marco considerado como o início da Imprensa Oficial. O jornal buscava divulgar as ações do governo à população local, bem como divulgar o território federal do Amapá, país afora.
Em seus primeiros anos, a Imprensa Oficial funcionou nos porões da Fortaleza de São José de Macapá. O primeiro modelo de produção foi o tipográfico, ou seja, impressão de tipos ou fontes, na mais do que as letras. Hoje, desde setembro de 2019, toda produção da Imprensa Oficial é digitalizada.
Após décadas de circulação, o jornal Amapá foi renomeado Novo Amapá. O Diário Oficial do Território Federal do Amapá, hoje do Estado do Amapá, surgiu em 24 de julho de 1964, com conteúdo voltado exclusivamente à publicidade de atos oficiais, como decretos e leis.
O DO foi criado através do decreto nº 1, assinado pelo então governador Luiz Mendes da Silva, e publicado em 27 de julho do mesmo ano. Na época, o diretor-geral da Imprensa Oficial era Agostinho Nogueira de Souza.
Deixe seu comentário
Publicidade
