Cidades

Sesa diz que modelo de marcação de consulta é estratégia para dar andamento à fila de espera

Em até oito meses, serviço será feito nas Unidades Básicas de Saúde de Macapá. Outros municípios do Amapá já fazem a marcação nas próprias UBSs.


Após diversas reclamações sobre filas e demora na marcação de consulta com especialistas, serviço feito na rede Super Fácil, o setor responsável diz que o modelo é uma estratégia do Governo do Estado para dar andamento à fila de espera.

De acordo com Antônio Sérgio, Coordenador de Regulação de Consultas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o Estado “tem nove linhas telefônicas, operadores, internet e computadores funcionando para realmente fazer a regulação”.

Ele explica que muitas consultas marcadas com o antigo modelo podiam ser feitas na rede municipal. “O que tava acontecendo era que a demanda tava muito grande e eram problemas que os próprios especialistas diziam que poderiam ser resolvidos nas UBSs do município, com clínico geral”, falou.

A partir de maio o Super Fácil vai trabalhar a lista de espera diariamente e os usuários precisam estar com dados do cartão do SUS atualizados. “Nossa central de atendimento especializado vai trabalhar manhã e tarde fazendo ligações para os usuários. Um dos nossos grandes problemas é ligar e não atenderem o telefone, trocarem de chip ou então dá fora de área o número, por isso a necessidade do cadastro no cartão do SUS estar atualizado com o número de telefone”, ressalta.

“O correto é essa solicitação sair da Unidade, porque é lá que o usuário recebe o atendimento inicial. Imaginem que o usuário vai na UBS e o clínico entende que ele deve ir a um especialista, então o correto seria sair da sala de consulta e já marcar a especializada na própria unidade. Até outubro esse serviço deve ser feito pelo Município para que a gente facilite a vida do usuário, mas enquanto não acontece, nós passamos para o Super Fácil, e isso deu uma desafogada no Hospital Geral que ficava superlotado e com pessoas madrugando na fila”, finalizou.


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