Cidades

Sesa faz intervenção em Porto Grande para combater chikungunya

Crescem os casos da doença no município. Dengue também é preocupação.


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), fará uma intervenção na área de saúde do município de Porto Grande, a partir desta terça-feira 11, com o objetivo de realizar ações para conter o avanço de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, em especial dengue, chikungunya e zikvírus.

Técnicos da CVS passarão cinco dias no município para a realização das ações que se concentrarão, inicialmente, na área urbana. Posteriormente serão levadas a Ferreira Gomes, o próximo município a ser contemplado pelo trabalho.

Os serviços vão envolver averiguação do sistema de informação com relação aos casos e registros das doenças vetoriais, fazer busca ativa dos vetores junto com a Atenção Básica, capacitar os profissionais médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, tanto das Unidades Básicas de Saúde (UBS), quanto do hospital de Porto Grande e montagem do fluxo dos atendimentos.

“Estaremos com nossa equipe em porto Grande e vamos realizar a ação em toda a região com ênfase para a extensão urbana, e queremos o apoio do município. Vamos orientar e trabalhar unidos, porém queremos garantia por parte da Secretaria Municipal de Saúde da continuidade deste trabalho”, disse Volmir Miguel, técnico da CVS.

Uma reunião preparatória ocorreu em Porto Grande nesta sexta-feira, 07, com a participação da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE/CVS), Divisão de Vigilância Ambiental (DVA/CVS) e de profissionais da saúde de Porto Grande e Ferreira Gomes. Na ocasião, os representantes de todos os órgãos confessaram que a situação é preocupante, e reconheceram o empenho do governo do estado com a situação do município, com relação às doenças vetoriais, prioritariamente com a febre chikungunya, que, segundo relatório da DVE, apresenta 29 casos confirmados laboratorialmente. Os registros de dengue estão em 144 casos notificados, com seis confirmados.

De acordo com o secretário Pedro Leite, será montado um plano de ação emergencial entre o estado e o município para conter o avanço da doença no município, principalmente em virtude do Festival do Abacaxi, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de setembro. Ferreira Gomes também esteve representado na reunião, por ser um município próximo e por realizar também um evento que massifica pessoas na região neste segundo semestre do ano, o Carnaguari.

“Queremos, neste momento, minimizar o que está acontecendo no município. A Vigilância Ambiental vai trabalhar a questão dos mosquitos, tentar diminuir a densidade vetorial, e a [Vigilância] Epidemiológica vai trabalhar na situação de comportamento da dengue e da febre Chikungunya”, explicou Iracilda Pinto, técnica da DVE/CVS.


Deixe seu comentário


Publicidade