Cidades

Sesa propõe construção de plano emergencial para combater veto

Município registrou 1.192 casos de malária em 2014



 

Técnicos da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental (DVSA) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão em Porto deste a manhã desta quinta-feira, 02, para, juntamente com a Prefeitura, discutir um plano emergencial de ações para combater os mosquitos transmissores da malária, dengue e chikungunya. Também será apresentada a situação epidemiológica no município.

O plano prevê ações de prevenção, controle e assistência aos pacientes diagnosticados ou que apresentem sintomas de uma das doenças. Além disso, os profissionais da saúde do município deverão ser capacitados para combater, junto à população de Porto Grande, os mosquitos responsáveis pela transmissão dessas doenças.

Segundo o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (DVSA/CVS), Emanuel Bentes, o governo está vigilante para que não ocorram possíveis surtos e epidemias no Amapá. “A CVS está sempre em alerta. Queremos estreitar, cada vez mais, o diálogo com os municípios para que, a qualquer sinal de alarme, sejamos imediatamente informados. Essas informações são importantíssimas para que o município e o Estado promovam uma saúde de prevenção para pessoas”, finalizou.

Estatística
O município de Porto Grande, distante 101 km da capital Macapá, registrou um total de 1.192 casos de malária, no ano passado, conforme dados do Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (Sivep-Malária) do Ministério da Saúde (MS). Os dados apontam que, no período de 1º de janeiro a 1º de julho de 2014, 322 pessoas foram infestadas e, nesse mesmo período em 2015, o número de casos registrados é de 402, o que representa um acréscimo de 24,8%.


Deixe seu comentário


Publicidade