Cidades

Sesa realizará ações de educação e prevenção durante semana de

Começam na segunda-feira, 1, e ocorrerão, simultaneamente, em Oiapoque e Saint Georges



 

Técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vão preparar a população dos municípios de Oiapoque e São Jorge (Guiana Francesa) para prevenção, combate e controle de vetores que circulam nos municípios de fronteira. A ação acontecerá durante a “Semana de Prevenção de Transmissão Vetorial na Fronteira-Franco Brasileira”, que acontecerá no período de 1 a 5 de junho.

O objetivo da semana é fortalecer a cooperação entre o Estado do Amapá e o Departamento da Guiana Francesa por meio de ações e, principalmente, de educação em saúde sobre as principais endemias de transmissão vetorial presentes na fronteira Oiapoque/Guiana Francesa.

“Os dois governos adotaram como forma de prevenção a união, oferecendo de forma educativa e preventiva meios para diminuir os riscos de contaminação vetorial nos dois lados. E a semana ainda contribuirá como meio de estreitar os laços entre brasileiros e franceses”, disse o coordenador da CVS, Clóvis Miranda.

A CVS trabalhará em conjunto com outros órgãos na realização de oficinas sobre manejo clínico da dengue, malária, chikungunya e leishmaniose, ações para diagnóstico de malária e educação em saúde nas aldeias Huaha, Galibi, Kunana e Ariramba, além de palestras educativas nas escolas estaduais e municipais.


Deixe seu comentário


Publicidade