Sesi inaugura Escola de Referência no Amapá
Com ambiente de aprendizagem inovador, estudantes têm novas dinâmicas que rompem com ensino tradicional, facilitando acesso às áreas de interesse

Na manhã desta quarta-feira, 16, no bairro do Trem, o Serviço Social da Indústria (Sesi) inaugurou a Escola Sesi de Referência. O espaço de ensino é idealizado com base nas tendências mundiais que estão reconfigurando a educação mundo afora. Com 2.500 m² de área construída, a nova unidade é instalada na Escola Sesi ‘Visconde de Mauá’.
A Escola Sesi de Referência está alinhada às transformações na educação brasileira, como a implementação do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que está fundada em um projeto pedagógico que dialoga com as necessidades das novas gerações e aponta para o futuro.
Em seu ambiente de aprendizagem, premissas como ensino inovador e de qualidade, formação continuada do professor, aplicação de tecnologias educacionais de ponta e gestão baseada me evidências direcionam a construção de uma educação sintonizada com as transformações do presente século.
Inovação
A Escola Sesi de Referência foi pensada para romper com o modelo tradicional de organização das salas de aula. Agora, elas são divididas de acordo com os eixos temáticos: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Cada um dos ambientes possui aparato diferenciado e equipamento necessário para aulas práticas.
“Nós trazemos uma metodologia inovadora com foco no ensino médio, e essa infraestrutura física diferente também se reflete na gestão escolar em todo ambiente de aprendizagem. Hoje temos mais de 1.600 alunos, e essa nova estrutura abre mais 640 vagas. Os ambientes são voltados para as áreas de conhecimento, diferente do método tradicional”, informou Alyne Vieira, superintendente regional do Sesi-Amapá.
As instalações para o novo ensino médio proporcionarão transdisciplinabilidade e interdisciplinabilidade, uma vez que a estratégia de ampliação de qualidade e eficiência das salas permite trânsito livre dos alunos e suas interações com temas de seus interesses. Assim, ao longo das aulas são os estudantes que trocam de sala, e não mais o professor.
A nova organização do espaço escolar facilita o acesso a recursos e ferramentas de ensino, tanto por professores quanto por estudantes, gerando novas experiências e contribuindo para o desenvolvimento pleno dos indivíduos, colocando em prática a máxima de que o aluno é o protagonista de seu processo de aprendizagem, tendo o professor como mediador.
Espaços e ambientes
A Escola Sesi de Referência conta com Setor Administrativo: recepção, atendimento, arquivo, sala de atendimento, secretaria, guarita e copa. Sobre as salas de aula, elas contam com duas de linguagens, duas de matemática, duas de ciências humanas e duas de ciências da natureza, além de laboratório na área de informática, maker e robótica.
As oito salas de aula inauguradas comportam até 40 alunos. Para o ano letivo de 2024, a estrutura da escola está organizada para atender até 640 alunos do ensino médio divididos nos períodos da manhã e da tarde.
Obra
Para a construção do espaço foram executados projetos de arquitetura, estrutura, esgoto sanitário, águas frias, drenagens, prevenção e combate a incêndio, sistema de proteção de descargas atmosféricas, elétrico de baixa e média tensão, climatização, cabeamento estruturado, luminotécnico, comunicação visual, interiores de estrutura metálica e levantamento topográfico. O orçamento foi de R$ 7.978.012,65 e teve prazo de construção de 12 meses e 27 dias.
Deixe seu comentário
Publicidade



