Setec capacita pesquisadores e cientistas para garantir recursos do Finep
Orçamento da Finep deve atingir R$ 11 bilhões em 2023, volume recorde na história da agência pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação (CT&I)

Para que instituições amapaenses tenham condições de serem contempladas por programas federais, a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) promove nesta terça-feira, 28, um curso que visa capacitar pesquisadores e profissionais para captação de recursos por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O evento está sendo realizado no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
Esta é segunda capacitação promovida pela Setec, a 1ª foi para tratar sobre o programa “Praças da ciência”. Participam do curso diversas instituições do ecossistema de ciência e tecnologia do estado do Amapá como Unifap, Embrapa, Iepa, Ifap, Ueap e Fapeap.
“A capacitação visa reforçar a qualidade da apresentação desses projetos, daí que o otimismo passeia entre a gente no sentido de quanto melhor qualidade dos projetos apresentados, mais garantia, mais possibilidade de garantia de recursos a gente terá”, ressaltou o secretário da Setec, Edvan Barros.
Em 2023, A Finep já lançou editais de programas como Inovadoc, Praças da Ciência, Tecnova III e a idéia é que iniciativas do Amapá também possam ser contempladas.
“Nossa Intenção é mostrar todo o nosso leque de produtos, que vão da infra-estrutura dentro de uma universidade até um produto chegar no mercado, além de divulgar e capacitar todo o pessoal a ter uma noção pra qual instrumento direcionar cada projeto”, destacou Rodrigo Lima, gerente regional Norte da Finep.
Para Nagib Melém, pesquisador da Embrapa no Amapá, a iniciativa é bem vinda para que as instituições viabilizem recursos e desenvolvam seus projetos: “Dispomos na Embrapa de diversos projetos nas áreas de agricultura, floresta, apicultura e de proteção de plantas, projetos que são importantíssimos para o desenvolvimento do Amapá, daí a importância dessa parceria com a Setec e Finep para alocação de recursos e desenvolvimento da docência e da pesquisa no nosso estado”, disse Melém.
O orçamento da Finep deve atingir R$ 11 bilhões em 2023, volume recorde na história da agência pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Fundada em 1967, a Finep apoia com recursos financeiros pesquisas científicas em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas e privadas.
Deixe seu comentário
Publicidade



